Seminário Nacional do Movimento Fé e Política

IMG-20170521-WA0105Na data 19 a 21 de maio de 2017 na Casa Assunção, Rio de Janeiro/RJ, foi realizado o Seminário Nacional do Movimento Fé e Política, estiveram reunidos 73 representantes de 15 estados e de 05 igrejas cristãs, este encontro abriu o triênio de celebração dos 30 anos do Movimento no Brasil.

A conjuntura nos revela que a degradação social e ambiental caminham juntas, que o sistema econômico que impera deixa de lado as necessidades humanas, impossibilita a vida e produz um acúmulo de desigualdades que determinam o pão nosso de cada dia.

Este “sistema entranha na teia da vida e opera metabolicamente em todas as dimensões da pessoa humana e redesenha a natureza a imagem e semelhança do capital”.

Nesta conjuntura temos o desafio de interpretar os sinais do tempo histórico e tentar decifrar e discernir o que nos diz o mundo de hoje e qual a nossa possibilidade de atuação. É necessário conhecer o contexto que vivemos para que assim possamos ter posições mais assertivas e vagar menos em nossas opiniões.

Por outro lado, e a todo momento somos atravessados e instigados pela nossa fé e pela Palavra de Deus, que nos lança um apelo, um chamado ao compromisso com o cuidado, solidariedade e a implantação do seu reino na sociedade. Deus se revela na nossa história e caminha junto de nós em meio aos conflitos, se relaciona, faz presente, dá sentido, beleza e alegria a nossa caminhada.

Diante deste cenário a cultura do “Bem Viver” se propõe a ser uma alternativa ao desenvolvimento, exige” outra economia, sustentada nos princípios de solidariedade e reciprocidade, responsabilidade, integralidade e satisfazer as necessidades básicas de todos e estender a todos a oportunidade de satisfazer suas aspirações para uma vida melhor”. O que se busca com o “Bem Viver” é uma convivência sem miséria, sem discriminação, com um mínimo de coisas necessárias.

Durante o seminário, o secretário do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), Padre Ernane Pinheiro enfatizou sobre a abertura do Ano do Laicato na festa de Cristo Rei dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018 e ressaltou que o profetismo batismal possa de fato transformar e iluminar a vida de todos. E para finalizar algumas sugestões de atitudes proféticas foram lançadas, tais como:

1- Fortalecer o nosso profetismo batismal, alicerçados na Fé de Jesus.

2-Cultivar uma espiritualidade encarnada, vivida no Espirito em comunhão fraterna e inserida no mundo.

3-Ressignificar a teia da vida e retomar o caminho e o sentido da liberdade, dentro de um processo de convivência que respeita a diversidade, defende a vida e investe na pessoa humana.

4-Aprofundar o conceito de “Bem Viver” sustentado por uma vida mais simples e comunitária.

5-Resgatar a dignidade na política e estimular a participação popular, mostrando que há várias maneira de tomar parte na política, através dos conselhos de políticas públicas, movimentos sociais, partidos políticos...

Jacqueline de Souza Moreira