Setor Família reuniu-se para mútuo conhecimento e planejamento de ações conjuntas

Noticia-do-setor-familiaFoi no último sábado, 20 de maio, durante a manhã, no Seminário Diocesano N. Sra. das Dores, que os diversos segmentos que compõem o Setor Família se encontraram para tornar realidade esta prioridade da nossa IV Assembléia Diocesana de Pastoral.

O encontro contou com a moderação do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Poul e a participação de outras 17 pessoas, representantes da Pastoral Familiar (Tidinho e Carlos, de Varginha), do Centro de Planejamento Familiar (CEMPLAFAM – Afonso e Maía, de Três Pontas), das Aldeias de Vida (Tiãozinho e Celinho, de Três Corações), do Encontro de Casais com Cristo (Rafael e Marili, de Varginha e Pe. Antônio Carlos, de Três Pontas), das Comunidades N. Sra. da Esperança (Isabel e Maiza, de Varginha), do Ciclo de Formação Cristã (Gilson, de São Lourenço), das Equipes de Nossa Senhora (João Arbex e Lucia, de Três Corações e Pe. Bruno Leonardo, de Jesuânia), do ramo Famílias Novas dos Focolares (Jorge Bogarim, de Três Corações), da Pastoral Catequética (Pe. Jean Poul) e do Tribunal Eclesiástico Diocesano (Pe. José Procópio Júnior). A única ausência sentida foi do Ministério para as Família, da Renovação Carismática Católica.

Após a oração ao Espírito Santo e as boas-vindas, os presentes tiveram a oportunidade de se apresentarem, primeiro pessoalmente e depois apresentar o seu segmento, com seu carisma e missão, pois um dos objetivos propostos para este encontro foi o mútuo conhecimento das pastorais e movimentos que trabalham em nossa diocese a evangelização da família, a fim de perceber a riqueza dos carismas que o Senhor suscita na sua Igreja.

Pe. Jean Poul esclareceu que o Setor Família é um organismo de comunhão e participação que congrega todos os segmentos que trabalham na diocese a evangelização da família pela família e que aqui todos os carismas são bem-vindos e não deve haver espaço para competições ou rixas, mas um encantamento agradecido pela colaboração do outro na grande obra da evangelização e a consciência do mútuo enriquecimento.

O encontro, num clima muito fraterno e acolhedor, recheado de enriquecedoras partilhas, terminou com a definição dos passos seguintes, para que se fortaleça este que agora já é realidade, o Setor Família.

Em breve divulgaremos a realização de um Dia Diocesano da Família, um grande encontro para todas famílias envolvidas na evangelização da família para prosseguir e ampliar esse mútuo conhecimentos dos segmentos e estudar a Exortação Apostólica “A Alegria do Amor” (Amoris Laetitia) e de um encontro de formação para todos os segmentos do Setor Família sobre o Método de Ovulação Billings (MOB).