Dedicação do Altar e da Igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças

IMG 6107Na noite do dia 12 de maio de 2017, realizou-se o rito de dedicação do Altar e da Igreja Nossa Senhora das Graças. A partir desta data, o nome da paróquia foi alterado para Paróquia Nossa Senhora das Graças. A cerimônia, que foi presidida pela nossa Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, contou com a participação de muitos fiéis, sendo perceptível a alegria das pessoas por participarem deste momento inesquecível para cada um de nós.

O rito da dedicação é muito belo, manifesta a dignidade desta igreja e nos mostra o mistério do Povo de Deus que é a Igreja. Todos nós esperamos por este momento tão profundo de fé!

O ato de dedicar algo ao Senhor possui suas raízes mais profundas no Antigo Testamento. Já ali encontramos a dedicação de alguns altares (Nm 7, 10-11. 84. 88), de casas (Dt 20,5) e, sobretudo, as  diversas e sucessivas dedicações do Templo do Senhor realizadas por Salomão (1Rs 8, 1-66), Esdras (Esd 6, 15-18) e Judas Macabeus (1Mc 4, 36-59).  Hoje, esta celebração também nos recorda a nossa dignidade de povo escolhido pelo Senhor e o nosso dever de ser fiel a Ele.

Jesus Cristo, por sua morte e ressurreição, tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança, congregando-nos e nos tornando povo de Deus. Para tanto, somos este povo santo, reunido na unidade que procede da unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A Igreja, o templo de Deus edificado de pedras vivas, no qual o Pai é adorado em Espírito e em verdade representa todo aquele que foi batizado.

A Igreja representa o povo de Deus e a casa de Dele, pois é destinada unicamente e de modo estável para reunir o Povo do Senhor e a realizar os atos sagrados. Por isso, de acordo com antiquíssimo costume dos cristãos, convém que suas igrejas sejam dedicadas ao Senhor mediante rito solene.

Com imenso júbilo, recebemos nosso Pastor Diocesano, Dom Pedro, que tem a seu cargo a cura pastoral da Igreja particular, a ele compete dedicar a Deus as igrejas construídas dentro da sua diocese. Em sua homilia, nos mostrou com suas sábias palavras o quanto Deus nos ama e por meio de sinais nos revela o seu infinito amor. “A Igreja é muita rica de sinais, Deus nos fala através deles. Somos um povo consagrado ao Senhor pelo nosso Batismo. Esta celebração traz consigo diversos elementos que nos revelam o mistério da Igreja. Um destes elementos é a aspersão, simultaneamente do povo e das paredes da igreja, com a água benta, esta como lembrança do batismo um dia recebido, nos recorda que, como cristãos, também somos consagrados ao Senhor. Outro elemento é a própria oração de dedicação e unções do altar e das paredes”, enfatizou Dom Pedro.

Após a oração da ladainha dos santos, foram depositadas as relíquias da Beata Nhá Chica sob o altar. Em seguida, foi recitada a oração de dedicação, oração que desenvolve amplamente a teologia sobre a Igreja, da qual este edifício é sinal. Terminada esta oração, Dom Pedro ungiu o altar e as paredes da igreja com o óleo do Crisma. Unção que, na tradição judaico-cristã, é o sinal mais claro da consagração de algo para Deus. Por fim, procedeu com o rito de incensação do altar, do povo e das paredes. O incenso que simboliza as nossas orações que sobem ao céu. Após arrumar o altar ornamentando-o como de costume para a Santa Missa, realizou-se a iluminação da Igreja, onde se acendem as velas do altar e as velas que foram colocadas nas paredes da igreja onde o bispo assinalou com a unção.

Esta celebração possui uma importância muito grande para a nossa Paróquia. Dentro do ano Mariano, somos, a partir de agora, Paróquia Nossa Senhora das Graças.  Queremos agradecer a Deus, fonte e origem de toda bênção. Agradeçamos nossas pastorais, movimentos e comunidades. Rezemos também por aqueles que nos precederam e com amor lançaram sementes de fé e de amor, muitos dos frutos que hoje nós estamos colhendo.  Somos gratos ao nosso Pastor Dom Pedro que possibilitou a realização desse antigo sonho. Hoje, somos, de fato, Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Que esta dedicação tão empreendida possa ser estendida na vivência da fé por todos nós. Esta Igreja nos recorde a grande dignidade deste local no qual frequentemente entramos para viver o encontro com o Pai, por Jesus Cristo no Espírito Santo através da liturgia celebrada e ouvimos a sua Palavra que nos impulsiona a uma vida nova para experimentarmos o seu amor misericordioso.

Pe.  Roberto Antônio Nogueira