Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde

18216184 1314048092043777 667692819 o"Sob a proteção de Nossa Senhora da Saúde e em sua paróquia, na cidade de Lambari – MG, ocorreu sábado (29) o Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde com o tema: “ Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10, 10)

Estiveram presentes no encontro aproximadamente cento e vinte pessoas das diversas cidades que compõe a Diocese da Campanha, todas em busca de promover a vida em abundância através da oração, estudo, reflexão e partilha pastoral.

As atividades tiveram início com a acolhida e oração inicial organizadas pelos paroquianos de Lambari, que construíram um ambiente de espiritualidade e fé missionária para os agentes de pastoral presentes.

Na sequência, o assessor diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Thiago de São José Guimarães, administrador paroquial da paróquia Santa Catarina de Alexandria em Natércia – MG , reiterou a alegria em receber o povo de Deus para um novo encontro diocesano, fez uma avaliação da caminhada da Pastoral da Saúde e apresentou a nova equipe de coordenação diocesana, assim composta: Coordenadora – Meire Silva (Jesuânia – MG), Vice-coordenador – Leonardo Zaro (Elói Mendes), Secretária - Bruna Souza (Varginha), Tesoureiro – Cézar Carvalho (Lambari), Auxiliares diocesanas - Liamar Cardoso (Carmo da Cachoeira), Creuza e Flávia (Três Corações).

A primeira palestra abordou o tema “A Campanha da Fraternidade 2017 na perspectiva da Pastoral da Saúde” e foi conduzida por Nazaré Rocha, da cidade de Jesuânia-MG, juntamente com Leonardo Carvalho, da cidade de Olímpio Noronha-MG. Em suas colocações os palestrantes deixaram claro a importância de conhecer os biomas brasileiros para, assim, podermos preservá-los, sem esquecer o fato de a saúde da natureza estar diretamente ligada à saúde humana, sendo que somos parte de uma totalidade que precisa possuir equilíbrio.

A segunda palestra foi conduzida por Cristiane Martins, da cidade de Jesuânia-MG, e teve por tema “O uso abusivo dos psicotrópicos” onde foram muitas as informações e recomendações sobre automedicação, interações medicamentosas, farmácias populares da pastoral dentre tantos outros assuntos que ajudaram a melhor compreender a sociedade em sua relação com a medicação.

A terceira e última palestra do dia foi realizada por Leonardo Zaro, vice- coordenador diocesano, com o tema “A ação pastoral em tempo de mudança: o desafio de ser sal da Terra e Luz do Mundo”, na ocasião foram abordadas as mudanças sociais em ocorrência, o sentido das crises e os modelos pastorais frente às novas demandas no modo de ser Igreja no mundo.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Thiago e, também, com uma confraternização final entre todos. A Pastoral da Saúde agradece a todos os presentes com votos de perseverança na caminhada missionária e já adianta o convite para o Seminário Diocesano que ocorrerá no mês de setembro, na cidade de Caxambú-MG.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!"

Att.,

Bruna C de Souza

(Secretária Equipe Diocesana Pastoral da Saúde)