XXIV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CNLB – LESTE II

CNLB1 146Aconteceu entre os dias 21,22 e 23 de abril, em Teófilo Otoni\MG, a XXIV Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Regional Leste II da CNBB, com o tema: “Leigos e Leigas nos tempos de Francisco” e o lema: “Somos chamados a cuidar da Casa Comum”. Nossa Diocese se fez representar por dois delegados, Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Três Corações e Caio Cesar Martins, da cidade de Caxambu, este pela Pastoral da Juventude.

A Assembleia teve início com a acolhida das dioceses presentes pelo Bispo Diocesano de Teófilo Otoni, Dom Aloisio Jorge Pena Vitral e a participação de Haruf Salmen Spindola, Mestre em História Política, Doutor em História Econômica, autor de vários livros e leigo atuante que apresentou Análise de Conjuntura, levando os presentes a fazerem uma leitura dos acontecimentos históricos desde a década de 1960 até os dias atuais. Destacou a participação dos movimentos sociais da Igreja na transformação das realidades e os desafiou a partir da percepção do momento, identificar as linhas de força e definir ações, sobretudo, motivados pela fala e presença do Papa Francisco, luz nestes tempos difíceis.

O assessor da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, conduziu as reflexões sobre o Doc. 105 “Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na Sociedade – sal da terra e luz do mundo”, iniciando com um breve histórico das assembleias anteriores, desde a primeira em 1988 na cidade de Juiz de Fora, a segunda assembleia quando foi eleito coordenador do conselho do laicato, enfim, toda trajetória desse organismo que se confunde com sua própria história de vida, voltada a dar testemunho do Evangelho através de uma fecunda atuação na sociedade.

A partir de então, ficou claro para os participantes, sobretudo os que ali estavam pela primeira vez que a CNLB é um organismo de comunhão e missão na Igreja, criada por iniciativa dos próprios Bispos, na 11ª Assembleia da CNBB em 1970, na cidade de Brasília/DF, sobre “Leigos e Meios de Comunicação Social”. Ou seja, trata-se de uma organização de fiéis leigos e leigas católicos que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais e associações. Tem por objetivo articular o laicato em Conselhos Regionais, Diocesanos e locais, visando representá-lo junto à Igreja e à Sociedade, e dentre outras finalidades, “suscitar e amadurecer a consciência crítica e criativa de sua identidade, vocação e missão, a fim de que seja presença atuante nos espaços sociais, políticos e culturais”. (www.cnlb.org.br)

Além do estudo do Doc. 105, a assembleia foi marcada por momentos fortes de espiritualidade, quando a vida e a luta do povo brasileiro foram apresentadas, através dos sinais de morte e ressurreição. Nas manhãs, foi rezado o Ofício Divino das Comunidades e as orações das noites, foram marcadas pelos apelos ao cuidado com a Casa Comum.

Junto com a Assembleia, no dia 21, foi realizado o I Encontro da Juventude Leiga do CNLB do Leste II, que contou com a presença da Pastoral da Juventude e demais expressões da Evangelização das Juventudes do Regional Leste II e o Movimento de Cursilhos de Cristandade, como Organizações Filiadas. “Como é bonito ver nossas juventudes celebrarem as conquistas, nosso compromisso com as questões sociais, da luta por direitos, contra a injustiça e a desigualdade sociais. Todos com suas particularidades e diversos modos de viver as espiritualidades, na mensagem do Cristo, em um momento de  comunhão e partilha da caminhada”, concluiu um dos jovens delegados. O encontro foi um momento de troca de experiências, realização de oficinas e mística, propostas pelos e para os jovens que serviu inclusive, para reconstituir a Comissão de Juventude do CNLB – Leste II, pelos jovens mineiros e capixabas.

Antes do encerramento, foi redigida uma carta compromisso, a partir das reflexões realizadas durante a Assembleia, em vista dos atuais acontecimentos no cenário brasileiro, quando reafirmou-se a posição da CNBB contra as reformas trabalhistas e previdenciárias que extinguem direitos conquistados com muita luta e o apoio à paralisação geral no dia 28/04.

Dom Aloisio, presença constante durante toda a Assembleia, presidiu missa campal nos arredores da Casa de Oração, onde o encontro foi realizado. Cenários foram montados e cada parte da liturgia celebrada em um deles, sendo dada a bênção final e o envio dos  leigos e leigas na capela do Santíssimo Sacramento.

Nosso IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto prevê a formação do Conselho do Laicato em nossa Diocese, por isso foi importante a participação dos dois leigos delegados que trouxeram experiências para serem partilhadas. Agora, caminhamos para a formação de uma equipe de articulação para que enfim, se torne realidade em nosso meio e consigamos dar testemunho de amor, fraternidade e comunhão.

Mirian de O. Cristiano Nascimento e Caio César Martins

Sky Bet by bettingy.com