Missa da Unidade Diocesana (Convite)

logopsa

'A liturgia dos três últimos dias da Semana Santa tem um caráter emocionante. A Santa Igreja recorda os grandes acontecimentos que assinalaram os últimos dias da vida do Salvador e faz-nos celebrar, com ela, o mistério da nossa redenção. Celebração maravilhosa, em que a Paixão misteriosamente se nos torna presente, a fim de renovar a nossa vida nas próprias fontes donde nascera.

A Quinta-feira Santa é consagrada à instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Foi na véspera de sua morte, celebrando a Páscoa com os seus discípulos, Jesus, sumo Sacerdote da Nova Lei, transforma o repasto ritual dos judeus num repasto mais sagrado ainda, em que Ele próprio, verdadeiro Cordeiro Pascal, se dá em alimento àqueles que resgataria com a sua morte na cruz.' (Missal Quotidiano e Vesperal, Bruges, Bélgica).

Na Missa da tarde de quinta faz-se a cerimônia do Mandato, recordação comovedora do gesto humilde de caridade com que Jesus quis ilustrar o “mandamento novo” do amor fraterno. Neste mesmo dia, antes da missa vespertina, o bispo benze os Santos Óleos na Missa Crismal.

Desta forma se patenteia que os sacramentos dos quais os óleos são, em parte, matéria, têm a sua fonte em Cristo, continuado pelo bispo, e toda a sua fecundidade a vão buscar no mistério pascal da salvação. Por isso, essa missa de quinta cedo é chamada de missa da unidade diocesana. Nela se faz presente representação de todas as paróquias da diocese. Porque é na sua igreja por excelência, a Catedral, que o bispo convoca seus presbíteros para renovação dos compromissos assumidos no dia da ordenação.

Por tudo isto, como Cura (cuidador) da Igreja do bispo, eu, Cônego Luzair, venho reforçar o convite para que você participe desta missa crismal, quinta, às 9h, na Igreja Catedral Santo Antônio, em Campanha. Sua presença será motivo de alegria, primeiramente por ver seu testemunho de batizado e também por vir rezar pelos sacerdotes da nossa diocese. Contamos com sua participação e desde já Feliz Páscoa.

Cônego Luzair Coelho de Abreu