Encontro Diocesano da Pastoral do Surdo

foto4No dia 18 de março, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Três Corações/MG, foi realizado um encontro com a Pastoral do Surdo Diocesana, encontro este que foi chamado de Retiro Quaresmal.

Foi um dia muito produtivo na educação catequética dos surdos, contamos com a presença das Pastorais de Varginha/MG e Três Corações/MG, e de uma representação de Caxambu.

Durante o dia, foram abordados vários temas como: o que é quaresma, exame de consciência, Jejum, Perdão, Campanha da Fraternidade entre outros, houve também momentos de descontração com dinâmicas e também cada um pôde falar um pouco sobre como estava sendo sua experiência neste dia, buscando assim entrosamento e unificação de todos.

Logo após o almoço o orientador espiritual da pastoral do Surdo Diocesana, Pe. Mário da Silva Quirino Rabelo, da cidade de Elói Mendes/MG, ministrou uma palestra sobre o exame de consciência, ajudando assim com que todos fizessem uma boa reflexão e preparação já que, logo em seguida, ele iria atender às confissões dos surdos. A intimidade de Pe. Mário com a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) facilita e deixa os surdos mais a vontade para uma boa confissão.

Após as confissões o Retiro Quaresmal foi encerrado com a Santa Missa em intenção da Pastoral do Surdo Diocesana com ajuda dos intérpretes e participação de todos que estava ali presentes.