Encontro dos Músicos e Cantores com O Bispo Diocesano

Dom Pedro 3No último sábado, dia 04 de março, a Pastoral Litúrgica da Diocese da Campanha promoveu um encontro com cantores e músicos que contou com a participação de 348 pessoas vindas de quase todas as Paróquias da Diocese.

Este encontro fez parte do programa de implementação do Hinário Diocesano e contou com a presença do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Dom Pedro Cunha Cruz que falou aos cantores e músicos durante toda a parte da manhã, Após a oração da manhã que foi preparada pela Paróquia Sagrado Coração que nos acolheu.

Dom Pedro há muito desejava encontrar-se com os responsáveis pela música litúrgica de nossas paróquias e, na sua fala, evidenciou a grandeza e a importância da música sacra para a Liturgia e, ao mesmo tempo, a responsabilidade daqueles que devem fazer o Povo de Deus penetrar no mistério celebrado.

Embasado nos documentos da Igreja, sobretudo na Sacrosanctum Concilium e no Catecismo da Igreja Católica, nosso Bispo Diocesano foi também muito prático e descontraído em sua fala e, citando um antigo ditado latino, “brincando se corrigem os vícios”, foi dando exemplos do dia a dia no que se que se refere à maneira de celebrar. Após, o Sr. Bispo abriu espaço para perguntas e muitas pessoas puderam tirar dúvidas e conhecer o seu pensamento sobre a liturgia e música litúrgica.

Na parte da tarde Pe. Daniel Menezes Fernandes e Pe. Edson Oliveira Pereira, assessores da Pastoral Litúrgica, trabalharam a III Parte do Hinário Diocesano: o Próprio dos Santos. Ressaltou-se que na Igreja existem três graus de celebração, a Solenidade, a Festa e a Memória, cada qual com suas características e, sobretudo, diferenciações na maneira de se cantar a liturgia.

Foi um dia proveitoso e, apesar do número de pessoas, tudo correu bem e as avaliações foram muito positivas. Diante disso, agradecemos a todos os párocos e adm. paroquiais que enviaram representantes da música litúrgica e a presença do Sr. Bispo Dom Pedro encorajando e apoiando o nosso trabalho.

Equipe Diocesana de Liturgia.