Movimento Fé e Política é implantado em Caxambu/MG

Foto-02Em meio às desesperanças do momento político nacional, prefeitos eleitos que não puderam tomar posse, prefeituras profundamente endividadas, vereadores algemados ao tomar posse etc, com o início do ano, um sinal de esperança surgiu em Caxambu/MG.

No dia 02 de janeiro de 2017, ás 19h, no Centro Pastoral Ação Católica, cerca de 15 pessoas de fé, interessadas nos rumos políticos da nossa sociedade, reuniram-se com a coordenadora diocesana do Movimento Fé e Política, Jacqueline de Souza Moreira, para dar início a um grupo de reflexão e ação em Caxambu/MG.

Após a oração inicial, uma rica partilha de experiências marcou a noite. Tomaram parte, representantes da paróquia e suas pastorais nos conselhos paritários do município, agentes de pastorais, pessoas envolvidas em ações sociais nos bairros e outros. Alguns problemas levantados serviram como ensaio para o tipo de reflexão que é desenvolvida pelo movimento.

Alguns vereadores, frequentes à Igreja, foram convidados, mas justificaram a ausência dada a primeira sessão da nova legislatura na câmara no mesmo dia e horário, mas garantiram presença futura.

Merece destaque a presença do assessor da CNBB para os leigos, o caxambuense Laudelino Augusto, que enriqueceu a reflexão afirmando que o compromisso cristão com a cidadania nasce do Mistério da encarnação, que estamos celebrando, e é tarefa de todo o povo de Deus (Doc. 105 da CNBB), que a política e a forma mais excelente da caridade (Paulo VI), que a esperança tem duas filhas lindíssimas: a indignação e a coragem (Sto. Agostinho), entre outras.

Nos encaminhamentos finais todos partilharam seus contatos e um grupo ficou responsável por articular os próximos encontros e manter contato permanente com a coordenação diocesana. O pároco, Pe. Jean Poul, afirmou que a semente está lançada e que agora depende do comprometimento de cada um crescer, florescer e dar frutos de justiça e vida digna para todos, a partir da fé e do olhar próprio que a fé nos possibilita.

PasCom – Caxambu