ADVENTO: TEMPO DE ESPERANÇA E ALEGRIA

Longe de ser uma repetição de algo que já festejamos, o Mistério de Cristo, celebrado, torna o passado presente, e continua a agir na história encaminhando-nos para seu futuro. Por isso, o Advento é um tempo muito significativo e nos enche de uma esperança que rege toda nossa vida. O Advento serve para mostrar ao mundo que os cristãos sabem dar conteúdo à esperança que os anima, na expectativa do retorno do Senhor. “Revestido da nossa fragilidade, Ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, Ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos e que hoje vigilantes esperamos” (Prefácio do Avento I). Assim como o povo de Israel preparou a primeira vinda de Messias, também nós, através deste tempo liturgicamente forte do Advento, preparamos a segunda vinda.

Caros irmãos e irmãs em Cristo, este ano o Mistério do Natal se reveste de uma alegria ainda maior, pois iniciamos o Ano da Misericórdia. O Santo Padre, o Papa Francisco, nos recorda na Bula da Misericórdia, que ela encontra seu aspecto visível e mais elevado em Jesus de Nazaré (MV,2). Celebrar o Natal é experimentar e reviver o caminho que une Deus e o Homem. Na fragilidade da criança, Deus vem a nós, para que possamos subir a Ele e, fazendo-se humano, quer nos tornar divinos. São Paulo nos recorda que “Ele salvou-nos, não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia” (Tito 3,5).

A novena de Natal que fazemos na igreja e nas casas neste tempo do Advento, além de nos preparar espiritualmente para celebrarmos este grande Mistério da Encarnação do Verbo de Deus, nos recorda que a igreja tem a missão no mundo de anunciar a Misericórdia de Deus, que é o coração pulsante do Evangelho. Vivamos intensamente este tempo testemunhando a misericórdia de Deus em nossas vidas. Exultemos e celebremos a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar em nosso meio. Um feliz e santo Natal da Misericórdia a todos.

Com frutuosas bênçãos,

Dom Pedro Cunha Cruz