III ENCONTRO VOCACIONAL DE 2016 DA DIOCESE DA CAMPANHA

14721745 879446842156358 4398570283888863830 nNos dias 14, 15 e 16 de outubro realizamos no Centro Pastoral em Três Corações, o último encontro vocacional do ano corrente. Contamos com a presença de 25 jovens de várias cidades de nossa centenária Diocese da Campanha. Esse encontro possuí uma estrutura diferente: além de ter como tema as dimensões da formação do seminarista, são convidados para participar aqueles que podem ingressar no seminário no próximo ano, isto é, aqueles que já formaram-se no ensino médio ou estão cursando o último ano do mesmo.

Iniciamos o encontro na sexta-feira (14) com acolhida às 18h. Após acolhida, foi servido o jantar e logo em seguida nos reunimos para refletir a dimensão espiritual com o Padre Carlos Henrique de Paiva (formador do Seminário Nossa Senhora das Dores – casa de formação do curso de filosofia). Terminamos o dia com a celebração eucarística presidida pelo Padre Edson Pereira (formador do Seminário Propedêutico São Pio X e assessor do Serviço de Animação Vocacional da Diocese da Campanha).

As atividades retornaram no sábado (15) com a santa missa às 7h. E após o café, tivemos a partilha sobre a dimensão intelectual com o Padre Edson Pereira e também ainda na parte da manhã aconteceram as seguintes atividades: reflexão da dimensão pastoral pastoral-missionária com o Padre Thiago Guimarães (Administrador da Paróquia Santa Catarina de Alexandria e padre referencial do Serviço de Animação Vocacional da Diocese da Campanha) e teste com as psicólogas.

A tarde do sábado foi de partilha pessoal dos vocacionados com membros da equipe de Serviço de Animação Vocacional da Diocese da Campanha, com as psicólogas e com o Padre Edinho. Às 15h contamos com a presença da Equipe de Nossa Senhora da Cidade de Três Corações que nos ofereceu um delicioso café da tarde. Encerramos a tarde com a oração das Vésperas. Às 19h jantamos e em seguida ao jantar meditamos sobre a dimensão humana-afetiva com o seminarista Douglas Hilário Vieira (seminarista do 2ª ano de teologia e membro da equipe de Serviço de Animação Vocacional da Diocese da Campanha). Finalizamos o dia com a oração das Completas.

No domingo (16) despertamos cedo e participamos da santa missa presidida pelo Padre Edson Pereira na comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Depois do café nos reunimos para tratar da dimensão comunitária com o Padre Edson Pereira, que após sua fala já fez as considerações finais. Por fim, fizemos uma avaliação e partilha sobre o fim de semana, aquilo que tinha sido positivo e aquilo que poderíamos melhorar e encerramos com a oração final. Acreditamos, através da partilha dos vocacionados, que conseguimos atingir o coração de cada jovem que veio até nós para discernir melhor seu chamado. Agradecemos ao Senhor da Messe que continua a passar pelas comunidades de nossa querida Diocese da Campanha e despertar nelas santas e missionárias vocações para que dêem continuidade ao trabalho da evangelização.

Seminarista Douglas Hilário Vieira

2ª Ano de Teologia e membro do Serviço de Animação Vocacional da Diocese da Campanha.