Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre

Carmelo Pouso Alegre 2Há poucos meses, o Papa Francisco lançou um documento específico para a vida consagrada contemplativa feminina. Muitas pessoas desconhecem a existência desses grupos de mulheres que se “fecham” numa clausura por toda a vida. Outros, julgam ser um anacronismo, um “túnel do tempo” para a Idade Média; e questionam a validade desse estilo de vida com aparência de neurose, inutilidade e fuga da realidade.

Para além da questão normativa, o citado documento revela, desde o seu título – “VultumDei Quaerere”: a busca do Rosto de Deus – o segredo dessas existências.

Foram e são jovens que, enamoradas pela Beleza de Deus, fascinadas pelo seu Amor, tudo deixaram para segui-Lo, para viver somente para Ele, numa intercessão contínua pelos seus irmãos, de todas as línguas, credos, idades, e condição social. Porque amam a Deus, amam o ser humano. Pela sua escolha de vida – o Único Necessário – apontam a toda a humanidade a meta a alcançar, a nossa morada eterna, o anseio de todo coração humano: o Abraço Eterno com Deus. São faróis que apontam para o Absoluto.

O Papa Francisco afirma: “Como homens e mulheres que habitam na história humana, os contemplativos, atraídos pelo esplendor de Cristo, ‘o mais belo dos filhos dos homens’ (Sal 45, 3), situam-se no coração da Igreja e do mundo.” (VDQ 3)

Nossa província eclesiástica de Pouso Alegre tem a graça de possuir três mosteiros: as beneditinas, em Caxambu, e os Carmelos de Três Pontas e de Pouso Alegre.

Neste último, no dia 15 de outubro, solenidade de Santa Teresa de Jesus, Fundadora do Carmelo Descalço, uma jovem – Ir. Isabel Maria de Jesus – fará a sua Profissão Solene, a sua consagração definitiva a Deus. A cerimônia será presidida por D. Pedro Cunha Cruz, às 10h.

É um testemunho de que mesmo hoje, num mundo tão secularizado, Deus continua sendo o Absoluto!

A fundadora do Carmelo de Pouso Alegre, a Serva de Deus Maria Imaculada da Ssma. Trindade (Mãezinha) afirmava: “Não sei como agradecer a Deus está tão grande graça de ser carmelita! Só sei dizer que sou muito e muitíssimo feliz!”

Rezemos por esta jovem que se consagra, e também para que nossa Arquidiocese possa ter muitas vocações que experimentem essa mesma felicidade!