Especialização Lato Sensu em DIREITO MATRIMONIAL CANÔNICO com ênfase especial no MOTU PROPRIO Mitis Iudex Dominus Iesus (MIDI)

dmc-curso3 Módulos

Módulo 1 – 09 a 21 de janeiro de 2017

Módulo 2 – 10 a 22 de julho de 2017

Módulo 3 – 08 a 20 de janeiro de 2018

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso abordará de forma especial a reforma do processo canônico de nulidade matrimonial publicada pelo Papa Francisco no documento Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus (MIDI).Ao propor tais mudanças no Código de Direito Canônico, o Papa pretende aproximar os fiéis das estruturas judiciárias da Igreja, possibilitando esclarecer judicialmente a própria situação matrimonial por meio de um processo mais breve e célere. Decorre desta decisão, um maior envolvimento do Bispo Diocesano na atividade judiciária, atuando como juiz monocrático neste processo judicial abreviado, e promovendo a criação de tribunais eclesiásticos diocesanos e de pastorais judiciárias.

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de auxiliar os Bispos do Brasil na necessária formação jurídica dos operadores do direito eclesial e de agentes para pastoral judiciária, a Pós-Graduação Latu Senso em Direito Matrimonial Canônico do Instituto Santo Tomás de Aquino tem especial ênfase na Reforma do Papa Francisco, que altera o estudo do Capítulo I, Título I, Parte III, Livro III do Código de Direito Canônico, e é oferecida com o apoio da CNBB Nacional e da Regional Leste 2.

OBJETIVOS

- Possibilitar a formação de padres, religiosos (as), leigos (as) para colaborarem com os bispos na criação de tribunais eclesiásticos diocesanos e na atuação judiciária eclesial;

- Capacitar agentes que possam atuar, com a necessária e devida qualificação, na Pastoral Familiar e Judiciária;

- Oferecer uma visão ampla do Código de Direito Canônico com ênfase especial no Motu Proprio;

- Estudar, interdisciplinarmente, os aspectos principais relativos ao matrimônio e à família, a fim de poder melhor responder pastoralmente aos seus grandes desafios.

PÚBLICO-ALVO

Graduados em Teologia, Ciências da Religião, Direito Civil, Filosofia, ou em qualquer área de formação superior. Graduados em Teologia, Ciências da Religião, Direito Civil, Filosofia, ou em qualquer área de formação superior.

CARGA HORÁRIA

Total de 360 horas, mais as orientações para leitura, trabalhos, seminários e realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

INVESTIMENTO PARA 2017: Inscrição de R$ 100,00 e 15 parcelas de R$ 450,00.

INFORMAÇÕES:

(31) 3419-2811 -  (31) 3419-2806

www.ista.edu.br

3 Módulos
Módulo 1 – 09 a 21 de janeiro de 2017
Módulo 2 – 10 a 22 de julho de 2017
Módulo 3 – 08 a 20 de janeiro de 2018

Especializ3 módulos ação Lato Sensu em

APRESENTAÇÃO DO CURSO

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de auxiliar os Bispos do Brasil na necessária formação jurídica dos operadores do direito eclesial e de agentes para pastoral judiciária, a Pós-Graduação Latu Senso em Direito Matrimonial Canônico do Instituto Santo Tomás de Aquino tem especial ênfase na Reforma do Papa Francisco, que altera o estudo do Capítulo I, Título I, Parte III, Livro III do Código de Direito Canônico, e é oferecida com o apoio da CNBB Nacional e da Regional Leste 2.

OBJETIVOS

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

INVESTIMENTO PARA 2017: Inscrição de R$ 100,00 e 15 parcelas de R$ 450,00.

INFORMAÇÕES:
(31) 3419-2811 -  (31) 3419-2806
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.ista.edu.br