“Partilhar é vocação”

partilhar-e-vocacao3A palavra vocação deriva do verbo latino vocare, que quer dizer chamado. Todos nós temos uma vocação, somos chamados por Deus à um projeto de vida cristã. Para fazer memória desse chamado a Igreja no Brasil durante o mês de agosto, trabalha as diversas vocações que os cristãos são chamados a discernir.

Durante este mês de agosto algumas paróquias de nossa Diocese receberam a visita dos membros do Seminário Propedêutico São Pio X e do reitor dessa casa, Pe. Edson Pereira de Oliveira para a Missa Vocacional. No primeiro domingo do mês, dia 7, às 19:00 horas na cidade de Passa Quatro, os seminaristas participaram da Santa Missa e animaram a celebração com o canto e foram recepcionados pelos padres Carlos Ribeiro Natali e Mateus Arantes da Silva. Na celebração, Pe. Edson recordou a vocação sacerdotal e pediu ao Senhor que envie mais trabalhadores para a messe.

No dia 21, domingo em que a Igreja recordou a vocação religiosa, os seminaristas e seu reitor se dirigiram para o norte da Diocese, para a cidade de Campos Gerais onde também participaram da Santa Missa e alegraram a celebração com o canto. Foram recepcionados pelos padres Vânis Viera da Cunha e Welington Franklin Gomes e também alguns membros da OVS. Durante a celebração eucarística as Irmãs Beneditinas da Divina Providência que atuam naquela cidade, renovaram seus votos diante de toda comunidade.

No último domingo do mês, dia 28, a paróquia que recepcionou os seminaristas e seu reitor foi a de Nossa Senhora da Saúde na cidade de Lambari. Todos foram acolhidos pelo pároco, Pe. Marcos Antônio Menezes Thomaz. Durante a celebração foi enfatizada a importância dos leigos na Igreja e também a necessidade de um discernimento vocacional maduro e sincero.

As visitas nas paróquias foram profícuas para os seminaristas, os fizeram recordar sua atuação missionária na Igreja. Recordar a vocação é recordar um dom de Deus. Não somos chamados a este mundo sem um sentido, somos membros do Corpo Místico de Cristo, a Igreja, e cada um possui seu papel.

Discernir a vocação é, antes de tudo, silenciar o coração e estar atento à voz de Deus que ressoa em todo lugar de modo humilde e cativante. Somos todos criados para a felicidade e Deus, acima de tudo, espera que sejamos realizados em nossa atuação missionária e cristã. A vocação nada mais é do que um chamado de Deus ao serviço dos irmãos.

Iuri de Carvalho Santos

Seminário Propedêutico São Pio X