DIOCESE DA CAMPANHA SEDIA REUNIÃO DOS BISPOS E FORMADORES DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE

dom-majellaNa última quarta-feira, 31 de agosto, nossa Diocese da Campanha sediou o Encontro Anual dos Bispos da Província Eclesiástica de Pouso Alegre e os respectivos formadores dos Seminários.Após a acolhida no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano recebeu os participantes no Palácio Episcopal São José para uma manhã de partilha e reflexão sobre a formação presbiteral nas Dioceses de Campanhae Guaxupé,e na Arquidiocese de Pouso Alegre.

Num primeiro momento, o arcebispo metropolitano, Dom Majella, propôs uma avaliação sobre o encontro provincial com os profissionais da psicologia que auxiliam nos seminários, ocorrido no primeiro semestre desse ano. Feitas as devidas ponderações, decidiu-se pela realização de um novo encontro no início do ano de 2017, em vista de se colocar em comum as luzes e as inquietações que marcam o acompanhamento psicológico, inserido no processo de formação presbiteral.

Em seguida, realizou-se uma partilha sobre as alegrias e os desafios no processo formativo dos seminários. Para cada uma das etapas da formação, a saber, admissão ao Seminário, Propedêutico, Filosofia, Teologia e Ano Pastoral, os respectivos formadores de cada diocese expuseram como tem sido a caminhada junto à sua comunidade formativa.

Além disso, ficaram definidos mais dois eventos, concernentes à formação presbiteral, a serem realizados em nível de Província Eclesiástica: o Formise Provincial, encontro de formação missionária dos seminaristas, e um encontro provincial com os orientadores espirituais que colaboram em nossos seminários.

O encontro foi uma oportunidade muita válida de convivência fraterna entre bispos e formadores da Província, um espaço privilegiado para a troca de experiências, ideias, angústias e satisfações experimentadas no processo de formação presbiteral e um impulso para a realização de mais eventos e iniciativas que favoreçam a integração e a entre-ajuda das dioceses de nossa Província Eclesiástica. Que o Cristo, nosso Mestre e Bom Pastor, acompanhe-nos sempre na missão de formar bons e santos pastores para o Povo de Deus!

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva

Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores