2ª Turma do Retiro do Clero 2016

IMG 3661Como um Pai e Pastor zeloso das suas ovelhas, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano, para melhor se dar a conhecer, orientar e propor sua dinâmica pastoral, preferiu ele mesmo ser o pregador do Retiro Espiritual do Clero Diocesano. Como de costume, o retiro aconteceu nas aconchegantes instalações do Hotel Recanto das Hortênsias, na Cidade de Passa Quatro, defronte da majestosa Mantiqueira. Desta vez, os padres puderam optar entre as duas datas disponíveis, um tanto para facilitar o ambiente de oração e silêncio, muito mais para que os padres que atuam em conjunto nalguma paróquia pudessem intercalar a participação sem sacrificar o Povo de Deus com relação às missas e demais sacramentos.

O Retiro transcorreu de forma muito piedosa e alegre, num clima de silêncio e oração, conforme propôs já na primeira fala o nosso Pastor e Pregador. Chamou a nossa atenção o preparo e a capacidade intelectual de Dom Pedro, com uma riqueza impressionante de citações e referências bíblicas, teológicas, filosóficas e práticas, estas últimas oriundas dos seus 26 anos de ministério presbiteral, o começo de vivido como estudante na Europa e depois, a maior parte, em diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Como não podia deixar de ser, durante suas 8 reflexões, Dom Pedro sempre tocou na temática da Misericórdia Divina, tema em voga neste Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proposto por Sua Santidade, o Amado Papa Francisco. Mas fomos também sabiamente orientados sobre muitos outros aspectos do Ministério Presbiteral, como a Espiritualidade Litúrgica. Se por um lado havia a profundidade das reflexões, por outro não faltaram momentos riquíssimos de oração, como a Santa Eucaristia, duas vezes enriquecida com a homilia de padres do nosso presbitério. Recitamos as laudes, a hora média e as vésperas, além do Momento Mariano, Celebração Penitencial com o Sacramento da Reconciliação e a Adoração ao Santíssimo, nas três noites do Retiro.

Ao Sr. Bispo Dom Pedro nossa profunda gratidão pela atenção, cuidado e orientação do seu presbitério. Ao Povo de Deus que esteve unido a nós em oração nosso abraço e bênção sacerdotal.

Pe. Joaquim José Soares - Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, de Três Corações.