Festa do Senhor Bom Jesus, em Itacy

 

foto2A Região Pastoral de ITACY, MG. realizou a Grande FESTA do Bom Jesus dos Aflitos no dia 06 de agosto passado. Na véspera, sexta feira dia 05 de agosto, às 19hs. Dom Diamantino, em Cerimônia na frente do Santuário, fez a ABERTURA DA PORTA SANTA para o Povo de Deus lucrar a INDULGÊNCIA PLENÁRIA. No dia 06 de agosto foram celebradas 8 Missas durante o dia. Dom Diamantino presidiu a Missa das 08:00hs e a das 15:30hs encerrando com a Procissão do Bom Jesus pelas ruas de Itacy.

Marcaram presença para ajudar nas Confissões e celebrações das Missas os Padres Geraldo e Francisco e o Diácono Jean de Boa Esperança o Pe. Simão de Campo do Meio, o Pe. José Filomeno de Córrego do Ouro e  6 Padres Escalabrinianos. Um dos momentos mais esperados foi a presença de nosso Bispo da Diocese da Campanha, DOM PEDRO CUNHA CRUZ que chegou em ITACY de Balsa junto com os Romeiros que atravessavam o Lago de Furnas. Já no Santuário o Pe. Leonir acolheu e apresentou Dom Pedro aos Romeiros presentes que o aclamaram calorosamente com uma salva de palmas. Presidindo a Missa das 11 hs Dom Pedro saudou os Romeiros presentes e falou da Transfiguração de Jesus como sinal verdadeiro de nossa própria transfiguração no dia da Ressurreição...  Certamente, Dom Pedro deve ter ficado impressionado ao ver tanta gente, calcula-se mais de 20 mil pessoas, a serem acolhidas num lugarejo tão pequeno como é ITACY . É um fenômeno regional, uma vez que vem povo de todas as cidades circunvizinhas, da região de Ribeirão Preto, Americana, Mogi Mirim e outras do Estado de São Paulo, a maioria migrantes Itacienses, quando na década dos anos 1960, o Distrito de Itacy, foi submerso pelas águas do Lago de Furnas. 

Diversos Romeiros chegam a pé até o Santuário Bom Jesus dos Aflitos depois de uma noite de caminhada... Mais de 300 barracas se fizeram presentes para vender os mais variados produtos. O que atrai tanta gente a ITACY nesse dia 06 de agosto? É a FÉ do povo simples, humilde, trabalhador no Bom Jesus dos Aflitos, que escolheu esse local para distribuir as graças, bênçãos e até milagres. 

BOM JESUS DOS AFLITOS!   CONSOLAI-NOS E AUMENTAI NOSSA FÉ.

Pe. Leonir   e   Pe. Emídio

 

Sky Bet by bettingy.com