4 DE AGOSTO: DIA DE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY E JUBILEU SACERDOTAL DE DOM PEDRO CUNHA CRUZ

Foto-17No dia 4 de agosto a Igreja lembra a memória de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, padroeiro de todos os padres. No Brasil, o domingo mais próximo ao dia 4, é dedicado à oração pelas vocações sacerdotais. A paróquia Santo Antônio, em Campanha, na noite desta quinta-feira, celebrou solenemente o aniversário de 26 anos de ordenação sacerdotal de Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano.

Concelebraram a missa, o pároco de Campanha e chanceler do bispado, Pe. Luzair Coelho de Abreu e o vigário e reitor do seminário Propedêutico, Pe. Edson Pereira de Oliveira. A parte musical ficou a cargo do coral de seminaristas do propedêutico.

Em sua homilia, D. Pedro iniciou fazendo um breve comentário sobre cada uma das leituras propostas pela liturgia. Sobre a primeira leitura, do profeta Jeremias (31, 31-34), o bispo ressaltou que o profeta é o único do Antigo Testamento que trata sobre a renovação da aliança do povo de Israel. A liturgia desta semana narra o retorno do povo de Israel, depois de passados mais de 40 anos no exílio da Babilônia, muitos sem esperança, achavam que a história do povo acabaria, pois era um povo reduzido devido à idade, muitos mortos pela espada.

Sobre o Evangelho do dia (Mt 16, 13-23), o bispo destacou o diálogo entre Pedro e Jesus.

“O diálogo tem três momentos. O primeiro é a pergunta. O segundo, não é resposta, mas confissão. E o momento é o envio. Muito poderia se falar de Jesus, mas muitos falavam sem ter a consciência da identidade de Jesus. Ele é a visibilidade desse amor, assim como Deus se revelou no Antigo Testamento. De fato, na vinda de Jesus, na sua pessoa, no mistério que ele é, Deus conclui esta Nova Aliança. Não foi na época do profeta Jeremias ou no retorno do povo de Israel do exílio para a Terra Prometida. Deus conclui e renova esta Nova Aliança através da vinda de seu Filho entre nós.”

E continua: “O Espírito de Deus, soprando e agindo no interior de Pedro, escolhe o mais idoso e o mais humilde, talvez o mais iletrado do colégio apostólico, para dizer que Deus não segue a lógica dos homens na sua eleição: Ele elege quem ele quer. Mas,ao mesmo tempo que ele faz isso em caráter confessional: ‘Tu és o Messias, o filho do Deus vivo’, Jesus também vai dar-lhe uma missão, com o mesmo pronome e verbo: ‘Tu és Pedro’. ‘Tu és Pedro, Cefas, Pedra, e sobre essa rocha vou edificar minha Igreja’. Jesus tem consciência, confirma, que o próprio Pai, com quem está em comunhão e guiado pelo Espírito Santo, deu esse sinal para Jesus, que é o Messias. É para este que eu quero que entregues as chaves. E é sobre essa mesma confissão de Pedro, que nós podemos ser Igreja e participar dessa Igreja.”

Na segunda parte de sua homilia, o bispo faz referência a S. João Maria Vianney, lembrando que, logo após ordenado, o padre recebe o primeiro desafio do vigário-geral de sua diocese: ir para a cidade de Ars, muito rejeitada pelos padres devido ao anti-clericalismo oriundo da Revolução Francesa e profunda degradação moral. O vigário geral, ao lhe dar a provisão disse a S. João: “Há pouco amor nessa cidade. Vá lá implantá-lo!”. O padre deve ser essa ponte de comunhão, levando Deus aos homens e os homens a Deus.

“Duas coisas são fundamentais na vida sacerdotal, eu sempre digo isso aos padres. Celebrar a Santa Eucaristia como se esta fosse a primeira e, ao mesmo tempo, a única e definitiva. Não perder a alegria da celebração. Esta graça de Deus nos concede de tornar presente o mistério de seu Filho. E ao mesmo tempo ele [Cura d’Ars] é marcado pela catequese. Vinham intelectuais não somente da França, mas da Europa inteira, ouvir este homem, que era tão simples, [...] mas Deus o transformou, fazendo-o, portanto, uma referência de um catequeta, de um orador, e de ao mesmo tempo, de uma solicitude pastoral, que realizava obras de caridade [...].”A imagem de Cura d’Ars é muito forte neste Ano da Misericórdia, pois ele tinha muito carinho com o penitente. “Cura d’Ars é o homem do perdão”.

Ao final da celebração, o Conselho Pastoral Paroquial, em nome da comunidade campanhense, fez uma breve saudação ao bispo pelo seu jubileu sacerdotal.