Diocese da Campanha se alegra pelos 26 anos de sacerdócio de seu bispo, D. Pedro Cunha Cruz, celebrados no dia do Padre

foto1-dpO dia feliz foi 04 de agosto de 1990, dia de São João Maria Vianney, então patrono dos párocos e, desde o Ano Sacerdotal, patrono de todos os padres. No mesmo ano, o Pe. Pedro tornou-se vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d'Ars. No ano seguinte, pároco da Paróquia São Francisco de Assis. Ambas no Rio de Janeiro. De 1991 a 1993 foi diretor dos estudantes no Seminário São José, da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

De 1993 a 1996 graduou-se em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana e a pós-graduou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, ambas em Roma. De 1996 a 1998, foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus. E a partir desse ano foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Foi ainda professor de Filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Aos 24 de novembro de 2010 o Papa Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em 05 de fevereiro de 2011 o Mons. Pedro Cunha Cruz recebeu a plenitude do sacramento da Ordem, no grau do episcopado.

foto2-dpÉ este sacramento, exercido com esmero e por isso, elevado à sua plenitude, que hoje alegremente celebramos e com júbilo cantamos: Te Deus laudamos! Feito bispo, Dom Pedro continuou seu trabalho no Rio de Janeiro, mas em 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha/MG, onde chegou no dia 11 de julho. E, em de novembro do mesmo ano tornou-se o 7º Bispo Diocesano.

Nossa Igreja local celebra hoje, com júbilo, o sacerdócio pleno de seu antístite, ao mesmo tempo que se alegra pelo sacerdócio de sua centena de presbíteros. E louva o bom pastor, Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, por não deixar faltar à sua Igreja os sacerdotes necessários para o seu legítimo governo, sua liturgia santificante e seu frutuoso pastoreio, tão necessários à edificação do Reino de Deus entre nós.

Parabéns, Dom Pedro! Parabéns a todos os sacerdotes!