Nota de Falecimento

padre-crvÉ com imenso pesar que comunicamos o falecimento no início da tarde de hoje, dia 25/07/2016, aos 58 anos de idade, do Pe. Cláudio Romero Vanelli, Administrador Paroquial na Paróquia Cristo Bom Pastor em Elói Mendes.

O velório acontece na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, na Cidade de Elói Mendes – MG.

A Diocese da Campanha – MG, convida a todos para a missa de corpo presente, a ser presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz (Bispo da Diocese da Campanha), hoje (25/07) às 20 hs, na citada Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Amanhã, ás 10 hs, na Paróquia D’Ajuda em Três Pontas – MG haverá outra missa de corpo presente.

O sepultamento está marcado para às 11hs no Cemitério Municipal.

Nossos sentimentos e expressões de conforto à família e aos amigos.

09/01/1958       25/07/2016

Faleceu o Pe. Claudio Romero Vanelli, pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor de Elói Mendes.

Deixamos nossos sentimentos a toda família de nosso irmão Pe. Claudio, que Deus o acolha na morada eterna e conforte nossos corações, nossa Diocese da Campanha está em luto por sua partida. Vá em paz reverendo e humilde servo de Cristo Pe. Claudio Romero Vanelli.

Confira a trajetória de Padre Cláudio:

Padre Cláudio nasceu em Monsenhor Paulo no dia nove de janeiro de 1958, filho de José Vanelli e Maria Aparecida Silveira Vanelli, naturais de Três Pontas. Em 1960 veio morar em Santana da Vargem onde fez o primário e o ginasial. Durante este período, buscou trabalhar um pouco na roça e também como servente de pedreiro, mais tarde como balconista em um bar. Terminado o ginasial, com muitas dificuldades, morando em Santana, foi cursar o Técnico em Contabilidade, em Três Pontas, cidade próxima, mas o ir e vir todos os dias era penoso por depender de caronas e, muitas das vezes, o retorno era a pé (17km). Em algumas ocasiões perambulava pela praça vazia esperando a aurora chegar para tomar o primeiro ônibus – seis da manhã - e ir para o serviço. Também trabalhou como oleiro na fabricação de tijolos.

Mais tarde, com tentativas de busca de emprego em Três Pontas, conseguiu por um certo tempo trabalhar como auxiliar de limpeza no Clube Três Pontano, depois no comércio de vendas de parafusos e acessórios e no bar da rodoviária. Tudo isto durou pouco até conseguir trabalhar em um escritório de contabilidade, onde pode sentir que ali seria a sua "praia".

Ao mesmo tempo, participando do Grupo de Jovens, foi despertado ao reencontro de uma vocação calada desde a infância. Através do Padre Pepê, da Comunidade Magnificat, fez algumas jornadas e experiências em encontros e este o apresentou como candidato ao Seminário de Filosofia, em Três Corações, no ano de 1977. Ali pôde concluir o curso em 1980, dirigindo-se em seguida para Taubaté para o Convento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, onde cursou Teologia de 1980 a 1984.

Ordenou-se diácono em julho de 1983, na cidade de Monteiro Lobato – SP, Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Bispo Dom Eusébio Oscar Sheid e em janeiro de 1984, no dia 14, foi ordenado sacerdote, em Santana da Vargem, pelo saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida.

Designado para Elói Mendes, Paróquia Divino Espírito Santo, trabalhou por 10 meses; depois em Cristina, também Paróquia do Divino, por 5 anos; fez uma transição por Guapé, Paróquia São Francisco de Assis, por 5 meses; depois nomeado para Campo do Meio, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, por 3 anos; Coqueiral, Paróquia Divino Espírito Santo, por 10 anos, até chegar nas Águas Virtuosas de Lambari, aos 27 dias de fevereiro de 2004, completando 9 anos.  Posteriormente, foi transferido para a Paróquia Cristo Bom Pastor, de Elói Mendes, permanecendo durante estes três anos, como Administrador Paroquial.

Neste dia em que a Igreja celebra a festa de São Tiago Apóstolo, que entregou a sua vida pela causa do evangelho. Fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do Padre Claudio, com quem tive a alegria de trabalhar por 9 anos. Foi meu pároco, meu patrão e também quem me enviou ao Seminário Diocesano em Campanha.

Neste momento em que a tristeza da separação nos é mais forte, e é impossível conter as lágrimas..., me recordo com carinho do suave canto, “louvando a Maria o povo fiel...”, entoado por ele nas noites frias da peregrinação de Nossa Sra. da Saúde no mês de maio, antes de cada Celebração Eucarística.

Na certeza de que a misericórdia de Deus é sem fim, e que ele será contado entre os eleitos do Senhor. Peçamos a Virgem Maria para que seja a fiel intercessora deste filho, ornado na terra com a graça do sacerdócio, para que exulte no céu revestido de glória.

Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua, que descanse em paz. Amém

Em meio a alegria de celebrar a vida que o Senhor me dá em permanente dom, comunico o FALECIMENTO de mais um irmão sacerdote: PE. CLÁUDIO R. VANELLI.

Pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor de Elói Mendes/MG, morreu depois de lutar em vão contra um câncer que se manifestou de maneira agressiva. Pe. Claudio desempenhou o seu ministério em várias paróquias da Diocese da Campanha, entre elas Guapé, Coqueiral, Cristina, Lambari, e por último estava na nova paróquia criada em Elói Mendes, cidade onde também estivera no início de seu ministério!

Que o Deus todo poderoso o acolha para a Eternidade da vida! Assim, Senhor me recorda que a nossa vida a um sopro é semelhante e, embora seja digna de ser celebrada, não pode perder a dimensão da eternidade.