MISSA DO SANTO CRISMA - A DIOCESE DE CAMPANHA REUNIDA EM TORNO DE SEU PASTOR

Foto-09Na manhã desta quinta-feira santa, dia 24 de março, foi celebrada na CatedralSanto Antônio, sé diocesana de Campanha, a solene missa crismal, presidida pelo nosso bispo D. Pedro Cunha Cruz. Nessa celebração o clero diocesano, na presença de seu pastor, renovam solenemente as promessas que fizeram no dia de sua ordenação. Também na celebração são abençoados os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e abençoado o Santo Crisma.

O clero diocesano participou quase que na sua totalidade. Já é costume em nossa diocese também a participação de padres regulares, pertencentes deordens e/ou congregações, que auxiliam na Semana Santa nas diversas paróquias da diocese. A estimativa é que participaram da celebração cerca de 120 presbíteros. Além do clero, seminaristas e religiosos também se fizeram presentes.

Na solene missa crismal, celebra-se o nascimento do sacerdócio que é a participação na consagração de Jesus Cristo, o Messias. A antífona de entrada da missa diz: “Cristo Jesus fez de nós um reino e constituiu-nos sacerdotes para Deus seu Pai” (Ap 1,6). A unção do batismo, da crisma e da ordenação sacerdotal conferem ao cristão, que quer dizer ungido, sua característica sacerdotal e seu ministério a serviço do povo sacerdotal,

Iniciando sua homilia, d. Pedro saudou D. Diamantino Prata de Carvalho ofm, bispo emérito de nossa diocese e D. Joércio Gonçalves Pereira CCsR, emérito  da prelazia de Coari/AM, residente na diocese.

A pregação de D. Pedro foi dirigida ao clero diocesano, um diálogo fraterno do pastor com seu presbitério. “[Esta] celebração provoca uma alegria imensa em nós, bispos,pois expressa que estamos numa  unidade especial do próprio coração do mistério de Jesus Cristo, do qual nós todos participamos. Daí esta missa ser também chamada Missa da Unidade.”

Citou o sumo pontífice na homilia que fez hoje ainda pela manhã, em Roma, na Basílica de São Pedro, quando o papa Francisco, falando para milhares de sacerdotes, conclama os padres a terem o coração transbordante de misericórdia.

“Não podemos esquecer que foi na nossa debilidade humana que Cristo pôs o selo sacramental da sua presença. Por isso a vocação sacerdotal é sempre para nós um mistério. Por que fomos escolhidos por Deus? Por que chama homens frágeis, débeis, para poder, com essa marca da unção, ser um sinal de sua presença o meio do povo?”

Após a homilia, D. Pedro conduziu a renovação das promessas sacerdotais e foi acompanhado pelo clero presente. Em seguida, iniciou-se a procissão dos óleos: irmão Augusto César, da congregação do Sagrado Coração, de Campanha, conduziu o recipiente com o óleo dos Enfermos; Pe. Silvane, da paróquia de S. Gonçalo, conduziu o óleo dos Catecúmenos, e o diácono José Rodrigo, o santo Crisma. Dos três óleos, o Santo Crisma é misturado com um bálsamo perfumando para recordar que todos aqueles que, com ele são ungidos, carregam também o bom odor do Cristo.

A celebração foi animada pelo coral de Três Pontas  e contou com a participação do Coral Campanhense, entoando o Ecce Sacerdos, tradicional canto sacro, composto para a ocasião; e Ó Redemptor, versão latina do canto proposto (Acolhei, ó Redentor) pelo Missal Romano, para a procissão dos Santos Óleos.

Dom Pedro Cunha Cruz encerrou a celebração com Bênção Apostólica, concedida pelo papa Francisco, por ocasião do ano Santo da Misericórdia e ministrada pelo ordinário local. Ao final da celebração, a paróquia acolhedora ofereceu às caravanas visitantes um saboroso lanche, doado pelos agentes de pastorais e população campanhense.

Fonte: Pascom/Campanha