XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação vai discutir os desafios do ensino público do Brasil

sala-de-aula-com-alunos-da-escola-da-natureza-em-brasilia-foto-marcelo-camargo-agencia-brasil-1200x762 c

Com as aulas suspensas desde abril em todo o país por causa da pandemia da Covid-19, milhares de estudantes tiveram do dia pra noite que se adaptar ao estudo online e o grande desafio foi manter a regularidade dos estudos pela internet. De repente ter que lidar com uma nova forma de aprendizado, à distância, mediada pela tecnologia dos computadores e celulares não foi uma tarefa fácil para as escolas, país, educadores e para as próprios alunos.

Essa nova realidade mostrou as desigualdades e dificuldades de acesso à internet para famílias de baixa renda e ou àquelas que vivem em regiões onde o sinal não chega. Sem contar, que a maioria das escolas, especialmente as públicas, não têm estrutura para oferecer ensino remoto. O mesmo vale para professores, muitos nunca tinham se aventurando no ensino à distância ou online.

O desafio da educação pública no Brasil diante das aulas online é uma realidade que vem sendo debatida desde a suspensão das aulas presenciais. Este é um tema que será debatido, de forma virtual, no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação nos próximos dias 11 e 12 de setembro.

O encontro tem como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”. É realizado pelo Setor de Educação da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a FTD Educação.

O bispo de Campanha (MG) e referencial para educação no regional Leste 2 da CNBB, dom Pedro Cruz, aponta os desafios e perspectivas para uma ação pastoral na Escola Pública com um olhar para esse ‘novo normal’.

Dom-Pedro-Cunha-Cruz-e1562589011260“Diante dos desafios pelos quais atravessamos no campo ético e humanitário, devemos motivar os educadores na promoção de uma educação capaz de aprimorar a pessoa humana, ressaltando seus valores morais e seus direitos invioláveis. Tal objetivo só será atingido numa atitude de abertura, diálogo e respeito ao outro”, disse.

Dom Pedro ressalta ainda que a educação ocupa um espaço primordial na vida do homem e sempre contribuiu com o progresso social de cada época e que “consciente do pluralismo da sociedade moderna, a ação pastoral na escola pública deve assumir este espaço como um desafio e uma ‘saída missionária’, despertando o sentido de uma educação capaz de humanizar e formar pessoas para a sociedade”.

O bispo lembra que a proposta do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco é um caminho que motiva a ocupar os “pátios educativos públicos” pelo diálogo amplo, recíproco e fraterno; sempre visando o Bem Comum. “Talvez seja este o melhor e mais motivante caminho de uma Pastoral da Educação que traga luz à emergência educativa que estamos vivendo”, disse dom Pedro.

A realidade do ensino no Brasil

Dados do levantamento de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que sete estados (AM, RR, PA, AP, BA, RJ e SP) e o Distrito Federal tiveram queda nos resultados do ensino médio. O Ideb é o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Os dados mostram ainda que, ao considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental alcançaram as metas intermediárias definidas para o ano passado. Todo o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao menos um cenário.

Dom Pedro Cruz

“Diante dos desafios pelos quais atravessamos no campo ético e humanitário, devemos motivar os educadores na promoção de uma educação capaz de aprimorar a pessoa humana, ressaltando seus valores morais e seus direitos invioláveis. Tal objetivo só será atingido numa atitude de abertura, diálogo e respeito ao outro”, disse.

Dom Pedro ressalta ainda que a educação ocupa um espaço primordial na vida do homem e sempre contribuiu com o progresso social de cada época e que “consciente do pluralismo da sociedade moderna, a ação pastoral na escola pública deve assumir este espaço como um desafio e uma ‘saída missionária’, despertando o sentido de uma educação capaz de humanizar e formar pessoas para a sociedade”.

O bispo lembra que a proposta do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco é um caminho que motiva a ocupar os “pátios educativos públicos” pelo diálogo amplo, recíproco e fraterno; sempre visando o Bem Comum. “Talvez seja este o melhor e mais motivante caminho de uma Pastoral da Educação que traga luz à emergência educativa que estamos vivendo”, disse dom Pedro.

A realidade do ensino no Brasil