CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL FAZ REUNIÃO ON-LINE

WhatsApp Image 2020-08-04 at 16.10.27Aconteceu no sábado, dia 1º de agosto, uma reunião on-line do CODIPA Ampliado - Conselho Diocesano de Pastoral, através da plataforma Google Meet e contou com a participação do nosso bispo Dom Pedro, do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Poul Hansen, padres, leigos representantes das Foranias e coordenadores diocesanos das diversas pastorais, movimentos, associações e organismos da Diocese da Campanha.

A reunião começou pontualmente às 15h e teve a duração de duas horas, com oportunidade para todos que quiseram partilhar as ações que estão sendo desenvolvidas neste tempo de pandemia. Apesar de não estarem se reunindo de forma presencial, em acato ao decreto do senhor bispo que suspendeu todas as atividades desde o início da Pandemia da Covid 19 num gesto de cuidado com a vida, as forças vivas se adaptaram de forma a dar continuidade aos seus trabalhos. Reuniões, acompanhamentos, estudo e momentos de oração on-line, assim como ações concretas de coleta de alimentos e confecção de máscaras foram mencionados. Um destaque para a fala do assessor da Pastoral Familiar que vai realizar a Semana da Família através do subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) “Hora da Família” em transmissões diárias de celebrações, encontros e momentos de reflexão através do canal recém lançado https://youtu.be/3Q8Hj2HdGpQ, a partir das 7 foranias da nossa Diocese.

Dom Pedro acolheu a todos e ouviu atentamente as partilhas, pontuou uma ou outra questão com os participantes e falou também que sobre as eleições deste ano os bispos da Província e do Regional Leste 2 decidiram adotar a cartilha preparada pelo Regional Sul 2 da CNBB. Trata-se de um trabalho que demonstra a visão católica que não se identifica com ideologias, mas faz uma análise do panorama político de acordo com a Doutrina Social da Igreja para ajudar o cristão a discernir e escolher os seus candidatos. Ainda sobre esse tema, disse ser importante levantar reflexões que despertem para a vocação à vida política, a fim de que os leigos possam exercer um protagonismo justo, correto e honesto de fato.

Nesse contexto, foi divulgado que haverá uma formação on-line para pré-candidatos católicos que consistirá em sete aulas semanais, a partir do dia 18 de agosto com a aula inaugural administrada por Dom Pedro e cujas informações em breve serão divulgadas.

Pe. Jean Poul teceu algumas considerações acerca das partilhas dos assessores e coordenadores em três pontos: 1) é bom saber que todos estão ouvindo e buscando referências nas orientações da Diocese, do Regional e das coordenações nacionais; 2) que apesar da volta das celebrações, como as missas, casamentos e batizados, apenas a catequese batismal e matrimonial podem voltar às suas atividades; as outras pastorais ainda não podem retornar às atividades presenciais; e 3) que todos estejamos atentos às pessoas que contraíram o coronavírus, especialmente nossos agentes de pastorais, e saibamos ser presença solidária da Igreja e do Evangelho na vida delas.

O pe. João Batista Máximo scj, da Paróquia do Rosário de Varginha, fez uma apresentação da Pastoral do Empreendedor cuja missão é cuidar pastoralmente do empreendedor e mostrar que o empreendedorismo e o cristianismo podem caminhar juntos. Através de reuniões em que se faz a leitura da Palavra e sua partilha, são extraídas luzes e exemplos para iluminar o dia a dia dos negócios e aprender a orar com o cotidiano, tendo uma postura de fé frente aos desafios. Nomeado por Dom Pedro como assessor diocesano da nova pastoral, Pe. João Batista iniciará agora o trabalho de divulgação na Diocese a partir da experiência germinal de sua paróquia.

A pedido do Pe. Jean Poul, que tinha problemas com a conexão, o coordenador da Pastoral Catequética, Pedro Henrique Mendonça Fernandes fez uma breve reflexão sobre “a pandemia como tempo oportuno para a conversão pastoral” que publicamos: “Vivemos um momento de crise, uma crise que é resultado de todo o modo de vida que vínhamos a desenvolver nas últimas décadas. É expressão da mudança de época que estamos a viver e que os documentos da Igreja, desde Aparecida (2007) vêm ressaltando. A Igreja, povo de Deus, também se viu neste horizonte de crise. Como bem ouvimos em nossa partilha, nossas paróquias, pastorais e movimentos se esforçaram em buscar novos caminhos para prosseguir com a ação Evangelizadora da igreja.

Porém, não podemos nos esquecer, que a crise é essencialmente um momento decisivo, uma oportunidade. Olhando para a caminhada da Igreja, diante dessa mudança de época somos convidados a um processo de conversão pastoral. Romper com estruturas que não atendem mais à realidade que vivemos, deixar de lado a pastoral de manutenção e assumir a postura de uma igreja em saída.

Todo processo de conversão é exigente. Pede de nós um exame de consciência pastoral que nos leve a reconhecer as nossas limitações e dificuldades. Leva-nos a pensar também nas zonas de conforto ou lugares comuns em que estávamos impedindo-nos de fazer o Evangelho chegar a todos, especialmente aqueles que estão nas periferias sociais e existenciais. Tendo como paradigma a ‘igreja em saída’, somos convidados a assumir esse processo de conversão, passando de uma Pastoral Remota emergencial para uma ação Pastoral intencional e efetiva em uma realidade nova em que a casa/família volta a ser o espaço principal de vivência das pessoas.

O modo de fazer pastoral que tínhamos em março deste ano, não é possível de ser retomado, pois as exigências que a realidade nos impõe são outras. É hora de, impulsionados pelo Espírito buscarmos novos caminhos, como já pretendíamos no processo de assembleia em que estávamos. Há quem diga de um novo normal, mas talvez precisemos abraçar a Boa Nova que nunca nos deixar cair na normalidade, mas sempre nos impulsiona a, com esperança, construir o Reino”.

Pe. Jean Poul, já finalizando a reunião, passou os últimos pontos da pauta. Sobre o subsídio “O dia do Senhor em Família” disse que continuará mesmo com o retorno da participação presencial nas celebrações, visto que tem sido utilizado como roteiro catequético-celebrativo pelas famílias com as crianças enquanto não retoma a catequese. Exortou a todos para não apenas ler, mas celebrá-los em casa, com suas famílias. Sobre a Romaria Diocesana à Aparecida/SP, acontecerá no próximo sábado, dia 08 de agosto e contará apenas com a presença do senhor bispo e do clero da Forania Nossa Senhora Aparecida. Todos nós deveremos estar sintonizados e participar da Romaria Diocesana pela TV Aparecida, que transmitirá a Santa Missa às 09h.

Nada mais havendo para tratar, rezaram a oração vocacional e Dom Pedro deu a bênção a todos, encerrando esse rico momento de partilha, reflexão e espiritualidade.

Secretaria Diocesana de Pastoral

 

Sky Bet by bettingy.com