ENCONTRO DE DELEGADOS DAS FORÇAS VIVAS É REALIZADO EM TRÊS CORAÇÕES

WhatsApp Image 2019-11-12 at 19.15.55 1“Caminhamos na estrada de Jesus”

Os passos firmes na fé e na esperança conduzem a Igreja para a caridade. Dois a dois, os caminheiros vieram de todos os cantos da nossa querida Diocese da Campanha para juntar-se numa grande e festiva família e renovar os propósitos de amor a Jesus e à sua Igreja e pôr-se em marcha firme e organizada rumo à casa do Pai.

O destino foi o Centro Pastoral na cidade de Três Corações. Cerca de 180 delegados, representantes das paróquias, das pastorais, movimentos e associações, assim como, os seminaristas se reuniram em preparação para a 5ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A finalidade dessa etapa foi refletir o “ILUMINAR” da caminhada pastoral.

Reportando-se à mensagem da CNBB ao povo brasileiro, enviada na 57ª Assembleia Geral, recordemos uma parte que assim nos diz: “Enche-nos de esperançosa alegria constatar o esforço de nossas comunidades e inúmeras pessoas de boa vontade em testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo, comprometidas com a vivência do amor, a prática da justiça e o serviço aos que mais necessitam. (...). Por essa razão, a esperança e a alegria, frutos da ressurreição de Cristo, hão de ser a identidade de todos os cristãos. Afinal, quando deixamos que o Senhor nos tire de nossa comodidade e mude a nossa vida, podemos cumprir o que ordena São Paulo: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos!’ (Fl 4,4) (cf. Papa Francisco, Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, 122).”

Os trabalhos dessa etapa do “ILUMINAR” aconteceram nesse clima de alegria, fraternidade e esperança, inspirados pela presença amiga e serena do Padre Daniel Rochetti – Assessor da CNBB e especialista em missiologia, faz parte da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Com sabedoria e experiência Padre Daniel conduziu quatro reflexões formativas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) e duas plenárias dos trabalhos discutidos pelos grupos que se reuniram para definir prioridades e luzes das DGAE que deverão orientar o Plano Diocesano de Pastoral.

A abertura, condução e encerramento dos trabalhos foram feitas pelo Padre Jean Paul Hansen, Coordenador Diocesano de Pastoral. A equipe montada no Centro Diocesano de Pastoral se encarregou de oferecer aos presentes o café e o almoço, além de promover a noite cultural no sábado com uma roda de viola e a degustação de especialidades trazidas pelos participantes das suas cidades de origem. Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz esteve presente no sábado, partilhou do almoço e deu sua benção aos participantes. No domingo a celebração eucarística marcou o reinício dos trabalhos que se encerraram por volta das 13h, com o almoço.

Padre Jean conduziu o encontro com amor e leveza tornando-o um momento de partilha e convivência. Ao final agradeceu ao Padre Daniel e aos delegados e colaboradores, fez o envio dos seminaristas para a missão na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Três Pontas e apresentou o calendário das próximas etapas. O próximo encontro está agendado para o dia 07 de março de 2020.

Geraldo Donizetti de Oliveira – Delegado da Par. N. Sra. Aparecida – Três Pontas

 

Sky Bet by bettingy.com