Falece Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de BH

WhatsApp Image 2019-10-08 at 14.18.18Com profundo pesar comunicamos o falecimento do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Dom Serafim entregou sua vida a Deus nesta terça-feira, 8 de outubro, aos 95 anos de idade após tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo.

O Regional Leste 2 recebeu, com pesar, a notícia do falecimento de Dom Serafim e se une para agradecer a Deus a imensa riqueza de dons oferecida à Igreja pela sua vida e testemunho. Louvamos ao Senhor que nos concedeu a graça de uma convivência fraterna com um Arcebispo cheio de amor pelo clero e pelas comunidades.

Ainda estão sendo definidos detalhes e o horário dos funerais do Arcebispo Emérito. Mais informações serão divulgadas em breve.

Vida dedicada à Igreja - Dom Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG). Foi o terceiro Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, sucedendo dom João Resende Costa, no governo da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 5 de fevereiro de 1986. Viveu sua infância em Itamarandiba e aos 12 anos de idade foi estudar no Seminário de Diamantina, onde se formou em Humanidades em 1942 e em Filosofia em 1944.

Foi escolhido para ir estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Ordenado padre no dia 12 de março de 1949, na Catedral de São João Latrão, em Roma, retornou ao Brasil em 1951.

Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. O Cardeal também viajou para vários países, em visita a universidades, para participar de seminários e congressos sobre educação. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação.

*Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte