Província Eclesiástica de Pouso Alegre promove a III Semana Provincial de Liturgia

DSC00220Aconteceu, entre os dias 15 e 19 de julho, a III Semana Provincial de Liturgia, da província eclesiástica de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, que reúne a Arquidiocese de Pouso Alegre e as Dioceses de Campanha e Guaxupé. A III Semana de Liturgia que aconteceu na cidade de Passos/MG teve como tema “Sacramentos do Serviço da Comunhão e Liturgia”, abordando os Sacramentos do Matrimônio e da Ordem, na perspectiva litúrgica e pastoral. O lema que iluminou as reflexões, celebrações e vivências foi extraído da carta de São Paulo aos Gálatas: “Fazei-vos servos uns dos outros pelo amor!” (Gl 5,13).

O evento contou com a participação de cerca de oitenta pessoas, provenientes das três dioceses e também da Diocese de Oliveira/MG. A III Semana de Liturgia foi intensa, promovendo atividades variadas como palestras, vivências, grupos de discussão e observação participativa. O evento contou com a participação especial da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Centurião Padilha, - “Tininha” (da Arquidiocese de Pelotas-RS), que refletiu sobre aspectos teológicos, pastorais e litúrgicos do Sacramento do Matrimônio.

Outros estudiosos, oriundos das dioceses que compõe a província, também contribuíram com as reflexões, sobretudo quanto ao Sacramento da Ordem. “Trata-se de um evento que pretende criar comunhão entre as três dioceses”, frisou Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre que esteve presente em alguns momentos, e incentivou a continuidade do evento nos anos seguintes, tendo em vista os frutos que têm gerado nas três dioceses. A semana foi encerrada com a Celebração Eucarística, presidida por Dom José Lanza, bispo de Guaxupé, o qual demonstrou imensa alegria pela comunhão estabelecida no evento.

A Semana Provincial de Liturgia teve início em 2017, quando a Arquidiocese de Pouso Alegre iniciou os preparativos para o Jubileu de 120 anos de criação. O evento, que foi abraçado pela província, iniciou refletindo sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia – em Itajubá/MG e, em sua segunda edição (2018), refletiu sobre os Sacramentos da Cura – Reconciliação e Unção dos Enfermos – em Campanha/MG.

A equipe de coordenação já estuda possibilidades de temáticas a serem refletidas nas Semanas de Liturgia dos próximos anos, que atendam a demanda pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre.

carta-Semana Liturgia-ao-povo de Deus 0001

carta-Semana Liturgia - ao povo de Deus 1 0002