MEMBROS DA O.V.S FAZEM ENCONTRO DIOCESANO

WhatsApp Image 2019-05-07 at 11.36.16 4Aconteceu no dia 01 de maio de 2019, quarta-feira, dia dedicado a São José Operário, na cidade de Ilicínea - MG, o Encontro Diocesano da O.V.S, com zeladores (as), benfeitores e amigos da Obra das Vocações Sacerdotais da Diocese.

O Encontro teve a representação de 312 membros do movimento, das diversas cidades de nossa Diocese. Fizeram-se presentes: Boa Esperança, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Campo do Meio, Campanha, Cruzília, São Gonçalo do Sapucaí. Também se fizeram presentes, membros do movimento de Ilicínea, paróquia que nos acolheu para este momento especial, bem como, os Seminaristas das Casas de Formação - Propedêutico, Filosofia e Teologia.

Inicialmente, as coordenações realizaram um credenciamento e acolhida na entrada do local do evento. Em seguida, houve uma palavra de acolhida do sacerdote Luciano pároco de Ilicínea, onde aconteceu o encontro Diocesano da O.V.S 2019.

Na sequência, a oração inicial realizada pela Ir. Elma, membro da equipe diocesana. O encontro contou com a participação dos reverendíssimos sacerdotes Luciano e Edson, juntamente com Pe. Dehon Vicente Ferreira, atual coordenador diocesano do movimento da O.V.S. que apresentou a equipe que assessora na Diocese da Campanha e fez um breve relato do trabalho desenvolvido pela nova equipe. Em sua fala, levou os presentes a refletirem a temática “Espiritualidade de Nazaré”. Deixou explicito a necessidade de vivermos uma espiritualidade madura como foi a da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Trouxe para o momento recordações e fatos de sua experiência com os demais sacerdotes da Diocese no Retiro realizado na Terra Santa.

O Encontro contou também com a representação dos seminaristas da Etapa da Configuração/Teologia – Vinícios Fonseca e Paulo César – que refletiram “ A Missão a partir da espiritualidade de São José”. A reflexão teve a seguinte dinâmica: a importância da oração e intimidade com Deus na pessoa de São José, bem como, as experiências daqueles que são chamados por Deus a serem sinais de Sua Graça na humanidade. A reflexão buscou incentivar a todos os presentes, falando da grande importância do trabalho que é desenvolvido pela O.V.S. Reforçou, ainda, a necessidade da oração de cada membro pela perseverança e santificação das vocações, e reiterou a seriedade da missão realizada por cada zelador (a) junto aos seus associados.

O dia prosseguiu com um almoço fraterno. Na sequência, foram apresentados os seminaristas presentes no encontro. Cada qual, se apresentou, e de forma espontânea disseram suas origens e paróquias aonde exercem seus estágios pastorais. Em seguida, com muito entusiasmo, os Seminaristas do Propedêutico realizaram um momento de descontração, convivência e dinâmica com os presentes no evento. Houve também, uma profunda experiência de encontro com o Senhor por meio da Adoração do Santíssimo Sacramento. Ao término das atividades no local aconteceu uma Caminhada Vocacional com momento mariano, até à Igreja Matriz da cidade.

O encerramento aconteceu com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo reverendíssimo Pe. Dehon, que em sua reflexão reforçou a importância de sermos como São José – homem da obediência e da oração e manifestou sua gratidão a todos que compõem esse grande exercício que vela pelas vocações. No findar do encontro, todos os presentes se reuniram para tirar a foto oficial do dia que foi celebrado.

Equipe de Coordenação da O.V.S Diocesana.