DIOCESE DA CAMPANHA E O ÚLTIMO ADEUS AO MONSENHOR JOSÉ HUGO

capaNa quinta-feira, 25 de abril, perdemos nosso querido Monsenhor José Hugo Goulart e Silva, aos 92 anos de idade, sendo 68 deles dedicados ao sacerdócio e à evangelização do povo de Deus. Seu sepultamento aconteceu na sexta-feira 26 de abril, no Cemitério Municipal da Campanha/MG.

O velório aconteceu na Catedral de Santo Antônio em Campanha/MG, terra onde iniciou seus estudos, ordenou-se sacerdote e exerceu por diversas vezes o seu ministério. Em Campanha, Monsenhor José Hugo construiu um laço de amizade com o povo, foi uma referência para muitas famílias, seminaristas e sacerdotes. “Eis a verdadeira vocação: simplesmente amar”. O Monsenhor não só amou, mas, se doou pela vinha do Senhor, trabalhou incansavelmente. Ele amou e também foi muito amado pelo povo Campanhense e demais cidades por onde passou e exerceu seu ministério.

Durante todo o dia ali passaram amigos e parentes que lhe prestaram homenagens. Cada pessoa que entrou na Catedral tinha um momento, uma história importante com monsenhor José Hugo. Em meio a tantas lágrimas de seus paroquianos, tivemos a graça de participar no decorrer do dia de três Celebrações Eucarísticas. Celebramos a Páscoa do nosso amigo e benfeitor que por milhares de vezes nos trouxe, nos mostrou e nos apresentou o Cristo Eucarístico.

Houve celebrações às 07h, 10h, 12h e às 15h. A última celebração foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz que em sua homilia destacou a obediência e humildade de Monsenhor José Hugo, sua alegria de servir e o amor pela Igreja de Cristo que está nesta Sé Diocesana.

Dom Pedro lembrou a convivência de monsenhor José Hugo com os seminaristas, em especial no Seminário Nossa Senhora das Dores onde foi patrono, orientador, professor, amigo e um Pai Espiritual.  Nossos seminaristas também deixaram suas homenagens, fazendo-se presentes na celebração.

Ao final da Santa Missa, com o Rito das Exéquias e preparo para o cortejo fúnebre, toda a igreja saudou nosso amado Monsenhor, com palmas ao som da música “Sou bom pastor, ovelhas guardarei, não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei...” Ele, de fato, foi nosso bom pastor e amigo!

O cortejo fúnebre foi acompanhando pelo nosso bispo, Dom Pedro, Cônegos Bruno, Luzair, Marcos, Sérgio e Douglas (Vigário geral da diocese). Padres de diversas paróquias acompanharam juntamente com acólitos, seminaristas, coroinhas, lideranças de pastorais e movimentos, e todo o povo de Deus. Seu funeral foi acompanhado pela Corporação Musical Maestro Walter Sales (Antiga banda Dom Inocêncio) que entoou as marchas fúnebres. No cemitério municipal ocorreu o sepultamento, o túmulo foi aspergido e abençoado. Monsenhor José Hugo foi sepultado no Jazigo Paroquial, após uma breve oração, quando todos se retiraram em silêncio.

Para nós que ficamos resta-nos pedir ao bom Deus que nos dê força e sabedoria para continuarmos o curso desta vida, feita de conquistas e perdas, algumas vezes perdas irreparáveis. Nossa paróquia de Santo Antônio sempre será grata ao serviço e dedicação prestados pelo Monsenhor José Hugo.

Em uma das várias homenagens recebidas em vida na Catedral de Santo Antônio, Monsenhor José Hugo estava se mudando, por um breve período, para Natércia/MG - sua cidade natal. Em sua despedida, após homenagens de todos de nossa paróquia, ele nos disse “Vou, mas carrego em meu coração cada pessoa desta cidade da Campanha. Meu muito obrigado” (Mons. José Hugo Goulart e Silva, 22/04/2018).

Ele foi, porém, desta vez, para contemplar a face de Deus e tomamos para nós suas palavras e a deixamos assim: “Vós fostes, mas carregaremos cada palavra, cada ensinamento e cada gesto vosso em nosso coração. A ti, o nosso muito obrigado”.

Esteja na paz do Senhor, querido pastor, confessor e amigo Monsenhor José Hugo Goulart e Silva   -   24/04/1927   -   25/04/2019

Texto/Fotos: Bruno Henrique Santos – Pastoral da Comunicação – Paróquia Santo Antônio – Campanha 27 de abril, 2019.