MONSENHOR JOSÉ HUGO, O HOMEM DE CORAÇÃO PURO E SANTO

capaEm poucas palavras vamos expor a trajetória do nosso querido Monsenhor José Hugo e ao final, prestar-lhe uma singela homenagem, nosso amigo e eterno pároco.

Em 1927, no dia 24 de abril, nasceu em Cachoeira de Minas/MG o pequeno José Hugo Goulart e Silva, filho de Joaquim Ribeiro da Silva e de América da Silva Goulart. Foi batizado em Santa Rita do Sapucaí/MG, no dia 29 de maio de 1927. Não demorou muito e sua família mudou-se para a cidade de Natércia/MG onde cresceu, conheceu as primeiras letras, deu os primeiros passos e passou a vivenciar o amor imenso pela Santa Igreja de Cristo.

Aos 18 de fevereiro de 1940 realizou o sonho: entrar no Seminário Menor da Campanha, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1945. Cachoeira de Minas é seu berço de nascimento, Santa Rita é o local de seu batismo, Natércia é o lugar da sua infância e onde adquiriu o desejo enorme de ser um sacerdote da Igreja, assim, a vetusta Campanha da Princesa torna-se a sua eterna cidade, amada, querida e guardada em seu coração e memória.

Em 1946, segue para cidade de Mariana onde concluiu os estudos filosóficos. Os Estudos teológicos foram realizados de 1948 a 1951. Em 08 de dezembro de 1950 foi ordenado diácono na Catedral da Campanha. Em 1951 tornou-se professor do seminário em Campanha e no dia 07 de junho de 1952 foi ordenado presbítero da Igreja em Natércia.

Voltou para Campanha, continuou suas atividades como professor no seminário diocesano e na paróquia Santo Antônio, exercendo seu ministério sacerdotal. Em Campanha ficou por 35 anos!  Em 1964 tornou-se pároco e cura da Catedral até o ano de 1968. Nesse período, elevou o ponto do telhado da Catedral, fez reparos no teto e no interior da igreja. Nunca abandonou o Seminário e, consequentemente, sua terra campanhense.

Monsenhor José Hugo auxiliou em diversas paróquias como Administrador Paroquial. São elas: Monsenhor Paulo, Heliodora, Natércia, Cristina, Soledade de Minas,  Careaçu e Cordislândia. Em Caxambu, do dia 02 de abril de 1991 a 31 de agosto de 1993, foi investido no cargo de vigário paroquial. De 01 de setembro de 1993 a 03 de junho de 1996 foi Auxiliar Paroquial em São Gonçalo do Sapucaí. Na paróquia de Cordislândia também exerceu a função de Auxiliar.

Depois de muito trabalhar, veio o merecido descanso. Voltou para Campanha no ano de 2008 para morar e aqui permaneceu até 2018. A aposentadoria para o Monsenhor foi só uma mais uma etapa simples e necessária na vida, pois ele era incansável, seu maior prazer era celebrar a santa missa. Aos 91 anos ele voltou para sua terra de infância, Natércia, em sua despedia nos disse: “Vou, mas carrego em meu coração cada pessoa desta cidade da Campanha, meu muito obrigado”.

Em menos de um ano, Monsenhor José Hugo voltou para Campanha, a saudade desta terra foi grande demais. Nosso povo ficou feliz!

Nosso amado Monsenhor foi e sempre será um exemplo de humildade, pastor e sacerdote a ser seguido por nós, pelos atuais e futuros presbíteros de nossa diocese da Campanha. Só de sacerdócio foram  quase 68 anos do mais puro amor e dedicação, próprios do verdadeiro pastor que ama suas ovelhas.

Hoje, dia 25 de abril de 2019, o nosso amigo Monsenhor José Hugo retornou à casa do Pai, faleceu aos 92 anos após uma árdua missão de evangelização do povo campanhense e de tantas outras cidades de nossa diocese por onde ele passou levando a Palavra de Deus.

Nosso povo campanhense sentirá muita falta do querido Monsenhor José Hugo.

Obrigado Monsenhor, nosso eterno pároco, vigário, confessor, mas principalmente, nosso verdadeiro amigo! Saudades!

Bruno Henrique Santos - Paróquia Santo Antônio/Campanha-MG, aos 25 de abril de 2019.