DOM PEDRO VISITA OS SEMINARISTAS ESTAGIÁRIOS NA DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ

WhatsApp Image 2019-04-06 at 13.58.07 1No entardecer da segunda-feira, 01 de abril, Dom Pedro, bispo da Diocese da Campanha-MG, chegou em terras paraenses para visitar e conviver com seus seminaristas que após a conclusão do curso de teologia no fim do ano passado, seguiram para um período de estágio missionário na diocese irmã que fica em Bragança do Pará no estado do Pará. Dom Pedro foi recebido no aeroporto de Belém pelo Padre Aldo Fernandes, padre do clero diocesano de Bragança do Pará e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade no município de Irituia, e o seminarista Douglas. Depois seguiram para a cidade de Irituia onde Dom Pedro permaneceu até na manhã de quarta-feira, 03 de abril.

Dom Pedro conheceu na terça-feira, 02 de abril, um pouco da história e realidade da cidade de Irituia, lugar onde o seminarista Douglas realiza seu estágio pastoral. Além disso pode perceber o tamanho da extensão paroquial, uma vez que a paróquia é uma das maiores em número de comunidades na Diocese de Bragança do Pará, pois ela possui 111 comunidades. E a noite celebrou a eucaristia na matriz dedicada a Senhora da Piedade. A Igreja estava cheia de fiéis tanto da zona urbana quanto da zona rural. Após a missa, a comunidade paroquial preparou um momento cultural, apresentando ao Bispo Dom Pedro um pouco da cultura paraense.

Na quarta-feira, Dom Pedro juntamente com Padre Aldo e o seminarista Douglas seguiram para Bragança do Pará para encontrar e conviver com os outros seminaristas. Chegando na sede da Diocese, foi acolhido pelo Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, bispo diocesano, por alguns padres do clero diocesano e os seminaristas estagiários: Alysson, Bruno, Fábio e Leandro. Na parte da tarde, desse mesmo dia, Dom Pedro reuniu com os seus seminaristas para escutar as experiências vividas ao longo desses dois meses em terras paraenses. Foi um momento de rica troca de partilha e testemunho vocacional. No fim do dia, Dom Pedro presidiu a celebração eucaristia na Catedral de Nossa Senhora do Rosário para os fiéis bragantinos.

No amanhecer da quinta-feira, 04 de abril, após o café da manhã, Dom Pedro juntamente com o Vigário Geral, Padre Gerenaldo, e os seminaristas estagiários foram visitar as cidades vizinhas de Bragança: Tracuateua, lugar onde o seminarista Fábio realiza seu estágio missionário, e Augusto Corrêa, lugar onde o seminarista Alysson realiza seu estágio missionário. Finalizaram as atividades do dia participando da eucaristia presidida por Dom Pedro na Capela do Palácio Episcopal.

Ao raiar da sexta-feira, 05 de abril, Dom Pedro viajou para capital do Estado, onde embarcou no aeroporto com destino ao Sul Minas Gerais. Sua visita aos seus estagiários foi um tempo feliz de partilha e convivência, pois através de sua presença, os seminaristas puderam matar um pouco da saudade de sua diocese de origem.

Seminarista Douglas Hilário Vieira