PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE POUSO ALEGRE REALIZA O II FORMISE

WhatsApp Image 2019-03-13 at 09.17.02Aconteceu em Guaxupé, de 8 a 10 de março, o II FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas) da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, assessorado pelo Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R, secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.

O tema abordado ao longo desses três dias de intensa formação foi o mesmo promulgado por Sua Santidade o Papa Francisco para o mês missionário extraordinário, a ser realizado em outubro próximo: “Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Em sua exposição, Pe. Antônio Niemiec abordou de maneira profunda o desejo urgente e inadiável emanado do coração da Igreja de reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja no mundo. Nesse sentido, o assessor provocou em nós seminaristas a necessidade de nos desinstalarmos do comodismo e o conforto pregado pela sociedade hodierna, e despertarmos nossa consciência para a missão, retomando-a com novo impulso para a transformação da vida e da pastoral eclesial.

Esse despertar consciente da missão, sobretudo por ocasião do mês missionário extraordinário, está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV (1914-1922) em sua carta apostólica Maximum Illud, que neste ano completa cem anos. E, segundo o Papa Francisco, continuam muitos dos desafios daquele tempo nos tempos atuais. “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15).  O ardor e a paixão por Jesus Cristo Crucificado-Ressuscitado - vivo em sua Igreja - renovará o compromisso com a conversão pessoal, comunitária e pastoral para testemunhar ao mundo, através da proclamação e da experiência cristã, o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46-49).

Durante o encontro tivemos a oportunidade de ouvir o testemunho da Ir. Sandra, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação, filha da Diocese de Guaxupé, missionária e mestra de noviças no México. Em sua exposição, Ir. Sandra apresentou de forma suscinta a dinâmica missionária à luz do documento Ad Gentes. Na noite do sábado os seminaristas foram presenteados com uma linda peça musical Romaria, o lamento dos imperfeitos no Theatro Municipal de Guaxupé.

A II edição do FORMISE contou também com a presença dos bispos de nossa província. Dom Majella, arcebispo de Pouso Alegre, presidiu a Santa Missa de abertura, na sexta (08); Dom José Lanza, bispo de Guaxupé, além de participar de toda a formação conosco, presidiu a Santa Missa no sábado (09); e Dom Pedro, nosso bispo, a Santa Missa de Conclusão, na manhã de domingo (09). Em suas homilias, exortaram-nos à necessidade constante de uma conversão missionária dentro das casas de formação. Destacaram que a etapa formativa é crucial para cultivar e fomentar nos formandos a dimensão missionária, de modo que todos tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras. E, assim, que se aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo povo.

Marcio Paulino Junior

4º ano de Teologia

Pelo COMISE Diocesano da Campanha.