SETOR JUVENTUDE REALIZA FORMAÇÃO BÍBLIA JOVEM

Biblia Jovem 1Aconteceu no dia 23 de fevereiro na Igreja de Santa Maria da Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha-MG, o encontro de formação sobre a "Bíblia Jovem", organizado pelo Setor Juventude da Diocese da Campanha. Foi um grande sucesso! Tivemos a participação de 42 paróquias da diocese (60% das paróquias!) e a presença de quase 150 jovens. A expectativa, por ter sido realizado pela primeira vez, foi totalmente superada.

O encontro se deu em cinco momentos. No período da manhã, iniciou-se com uma oração na qual os jovens rezaram o Ofício Divino da Juventude, contemplando os vários carismas. A formação foi assessorada pelo jovem Diego Ramon Novaes Ferraz, enviado pela Editora Paulus.

Já na primeira parte da formação bíblica, Diego palestrou sobre a importância da Sagrada Escritura e sua origem, desde os textos sagrados, perpassando por sua compilação, até chegarmos à Bíblia Jovem – razão dos estudos desse encontro.

Em um segundo momento, o assessor prosseguiu mostrando que a Bíblia Jovem é um desejo do Papa Francisco e que foi o resultado de várias reuniões de jovens do mundo todo. Em seu conteúdo, ela engloba várias curiosidades, palavras de santos e trechos de documentos da Igreja. Ela veio como um incentivo para que os jovens se aproximem mais da Palavra de Deus.

Durante o período da tarde - após o almoço- Padre Aylton, assessor do Setor Juventude Diocesano, iniciou um terceiro momento explicando o que é e qual a importância dos Círculos Bíblicos e o desejo dele e do Setor Juventude de os estabelecer na Diocese da Campanha. Em seguida, houve uma votação para a implantação desses Círculos para jovens na Diocese, obtendo unanimidade das paróquias presentes. Dessa maneira, foi firmado o propósito de usar no ano de 2020 os Círculos Bíblicos Jovem, cujo subsídio será enviado a todas as paróquias da Diocese que desejarem fazer parte deste projeto.

O palestrante Diego concluiu o encontro com o evangelho de São Lucas, mostrando seu contexto histórico e a inclinação do evangelista para os marginalizados da época, especialmente os mais pobres; reforçando assim, o pedido do Papa Francisco para que sejamos uma igreja em saída.

E por fim, o assessor ministrou um pequeno curso sobre a Lectio Divina (leitura orante da Bíblia), à luz da Bíblia Jovem. Ensinou os passos necessários para conquistar a intimidade com Deus e com sua Palavra, porque, segundo ele, a melhor forma de conhecer algo é através da assiduidade e compromisso exigidos na Leitura Orante.

Diego Ramon, que assessorou esta formação, soube conduzir suas falas de maneira dinâmica e objetiva, tornando seus ensinamentos leves e fáceis de serem assimilados. Por ser também jovem, agiu de maneira interativa, conseguindo assim, prender a atenção da juventude, levando-os a quererem sua volta e o aplaudirem efusivamente de pé.

De uma forma geral, os jovens da Diocese da Campanha demonstraram entusiasmo e interesse na formação e utilização da “Bíblia Jovem”. Assim, foi possível perceber que a Igreja Católica está viva e atuante em sua juventude e que o futuro pode e deve ser protagonizado pelos jovens. Afinal, como disse nosso Sumo Pontífice, “Deus é jovem e ama os jovens”.

Setor Juventude Diocesano