DIOCESE DA CAMPANHA/MG DISPONIBILIZA CURSO DE DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

capa-curso-doutrina-social-2019Por que oferecer um curso de aprofundamento teológico justamente em Doutrina Social da Igreja para os leigos que concluíram a etapa inicial da formação em Teologia?

Por dois critérios: um prático/acadêmico e outro teológico/pastoral.

Pelo critério prático/acadêmico, porque agora se trata de uma especialização em um campo da Teologia e não mais de um olhar global/geral, sendo difícil aprofundar em tudo. Agora é tempo de foco específico para aqueles que se interessaram pela Teologia e suas variadas áreas de concentração temática.

Ano a ano serão  oferecidas, provavelmente, oportunidades em novos campos, áreas e tratados.

Quanto ao critério teológico/pastoral para a oferta do curso de Doutrina Social em primeiro lugar, é importante destacar que este é um campo muito desconhecido e desvalorizado ainda pelos fieis, mas é um dos campos de maior especificidade do ministério pastoral do laicato (cf. Catecismo, 2442; Christifideles laici, 15; Compêndio da DSI, 83). Ou seja, os leigos católicos deveriam conhecer com afinco a Doutrina Social da Igreja, mas muitos a ignoram consideravelmente.

Vale ainda considerar que a Doutrina Social "é o pensamento da Igreja, enquanto obra do Magistério, o qual ensina com a autoridade que Cristo conferiu aos Apóstolos e aos seus sucessores... Ela é Magistério autêntico, que exige a aceitação e a adesão por parte dos fieis" (Compêndio da DSI, 79.89). Além disso, ela não pertence, de modo algum, ao campo da ideologia, mas sim "ao da teologia e, precisamente, ao da teologia moral" (Sollicitudo rei socialis, 41), sendo este, portanto, o campo/área de concentração específicos para oportunidade de aprofundamento.

Deste modo, a escolha para a oferta desse curso é uma generosa resposta da Diocese da Campanha aos pedidos e orientações da Igreja Católica como um todo, principalmente neste ano do laicato que acabamos de concluir (cf. CNBB, Doc. 105). A Doutrina Social da Igreja é um importante "instrumento de evangelização" (Centesimus annus, 54) e conhecê-la "é uma autêntica prioridade pastoral" (Ecclesia in America, 54).

Participemos!

Fraternalmente,

Prof. Ms. Elvis R. Messias

(Coordenador do Curso de Aprofundamento Teológico em DSI da Diocese da Campanha/MG)

Pe. Wendel de O. Rezende

(Coordenador do Curso de Iniciação Teológica e Diretor da Escola Diocesana de Teologia da Diocese da Campanha/MG)

curso-doutrina-social-2019

Sky Bet by bettingy.com