O TESTEMUNHO DOS LEIGOS NOS AJUDA A SER “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” COM O MENINO JESUS – PARTE 5

Sr. Vicente das CEBsSempre ouvimos falar que o trabalho dá dignidade ao homem e é um direito de todos. Por meio dele todos podem render graças ao Criador pelo dom da vida e configura também, um dos novos areópagos, lugar de viver e pregar o Evangelho. Confira isso no testemunho do Sr. Vicente:

“Em nossa Diocese existem muitos exemplos que são verdadeiras provas que nossos leigos vivem de forma bonita e intensa o Evangelho e são sujeitos eclesiais, assumindo com afinco o trabalho pastoral, dando testemunho de Cristo em toda parte. Em Três Pontas, na Paróquia do Cristo Redentor, vive o conhecido Sr. Vicente das CEBs, um homem de 67 que há muito tempo vem se desdobrando na evangelização, no trabalho social, no cuidado e atenção com os irmãos.

O Sr. Vicente exerce com sabedoria muitas atividades na Igreja: é músico e compositor esmerado, catequista atencioso, ministro das Exéquias, membro da Pastoral Afro, entre outras atividades. E, em todas as atividades que ele desempenha, o que mais chama a atenção é seu jeito simples, humilde, sereno e evangélico de viver. Certa vez, aconteceu algo muito desagradável com ele, numa reunião da comunidade. Algumas pessoas não o entenderam bem e, a todo o momento, atacavam-no com palavras pesadas, a fim de ridicularizar sua pessoa e seu ministério na Igreja. Mas ele, que é muito rico espiritualmente, não se deixou abater. Naquela situação, muitas pessoas desistiram de tudo, mas como o Sr. Vicente é um homem sábio, apenas disse que não desistiria da Igreja e da evangelização. Não revidou nenhuma das críticas e ataques, o silêncio foi sua resposta.

Em sua casa, após deixar com que as lágrimas corressem pelo seu rosto de pele negra, com algumas rugas e marcas que o tempo lhe concedeu, procurou auxílio nas Sagradas Escrituras. Leu alguns trechos dos Profetas e viu exemplos de pessoas que seguiam ao Senhor e não eram bem compreendidas. Grande foi a alegria que brotou no seu coração. Ele viu que Deus fortalece seus filhos. Deste modo, o Sr. Vicente segue evangelizando, sempre com uma palavra amiga e confortadora, um olhar profundo que revela um pouco das suas experiências de vida. Mesmo com tantos empecilhos que já passou na vida, ele continua suas atividades com muito amor.

Além de tudo que realiza na comunidade, no alto de seus 67 anos, ainda trabalha como pedreiro e encontra tempo para fazer caridade, no escondimento proposto pelo Evangelho. Sr. Vicente gosta de estar com as pessoas que precisam de companhia, para dar-lhes alegria. Ele visita sempre as pessoas enfermas que estão afastadas da comunidade e procura animá-las na fé. Muitas são crianças da comunidade que o chamam de Vô e, com muito respeito, lhe pedem a bênção. Ah! Como é bonito ver aquele senhor se rejuvenescer e, se preciso for, até dar uma cambalhota com um de seus ‘netos’ da comunidade, só para tirar-lhes uma gargalhada.

Como ele sempre diz, a fé em Deus deve ser maior que tudo, às vezes até que a própria vida”.