O TESTEMUNHO DOS LEIGOS NOS AJUDA A SER “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” COM O MENINO JESUS – PARTE 4

Sr-Maria Helena Conc Rio Verde 4 dia

O mundo das Políticas Públicas é o título do quarto dia da novena, sobre isso, os Bispos do Brasil afirmam que “nos Conselhos de Direitos há um grande espaço para os cristãos leigos e leigas se empenharem por políticas públicas em favor da saúde e da educação, do emprego e da segurança, da mobilidade urbana e do lazer, entre outras urgências. São espaços para defender políticas públicas em favor das famílias, das crianças, dos jovens, das mulheres e dos idosos. São também o lugar de lutar corajosamente contra a corrupção e o narcotráfico, dois grandes males que afetam a vida do nosso povo. Incentive-se, para tanto, a participação ativa e consciente, nos Conselhos de Direitos e o empenho generoso na busca de políticas públicas que ofereçam as condições necessárias ao bem estar de pessoas, famílias e povos” (Doc. 105, CNBB,265).

Cada um faz a sua parte, conforme os dons que são concedidos. Conheça o testemunho de hoje:

“Uma mulher tão simples e humilde, mas cheia da unção profética, é Dona Maria Helena. Desde pequena ela sentia o ardente desejo de se consagrar ao Senhor através da vocação religiosa. No entanto, Deus quis que ela praticasse o seu apostolado casando-se e lecionando por muitos anos em sua cidade natal.

Com o passar do tempo, já viúva, essa leiga fiel começou a auxiliar espiritualmente muitas pessoas que vão até a sua casa diariamente para se encontrarem com Deus, através dos conselhos dessa nobre senhora de oração. As pessoas a vêem como um exemplo de leiga cristã que a cada dia, do seu modo, na sua simplicidade, vive o seu ministério profético, o seu SER Igreja.

Todos os domingos, à noite, muitos leigos vão até a sua casa para estudos bíblicos e doutrinais da Igreja, almejando amadurecer na fé e se tornarem leigos e leigas mais engajados na vida da comunidade paroquial e na sociedade, preocupando-se com os mais necessitados. Essa senhora tão cheia de Deus auxilia para que haja, na Igreja e na sociedade, cristãos que amem a Jesus e que estejam comprometidos com o seu Evangelho em todos os segmentos públicos da comunidade, principalmente defendendo o direito à igualdade.

A pequena cidade onde Dona Maria Helena mora é muito grata pelo exemplo de cristã que ela oferece e por ser formadora de tantos leigos e leigas maduros e convictos de sua fé. Que nós também aprendamos com Dona Maria Helena a traduzir os ensinamentos de Jesus na nossa vida, em comunidade”.