CODIPA SE REÚNE PARA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE 2019

WhatsApp Image 2018-12-03 at 22.21.28 1No último sábado, dia primeiro de dezembro, o Conselho Diocesano de Pastoral reuniu-se pela última vez nesse ano de 2018 para avaliar o trabalho e lançar um olhar para o próximo ano, no dizer do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen. A reunião contou com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, do coordenador de pastoral e dos demais assessores e coordenadores das diversas pastorais e movimentos de nossa Diocese. Algumas ausências foram sentidas, no entanto, a forte chuva que caiu toda madrugada e no começo da manhã, impediu o comparecimento de alguns membros, justificadamente.

A oração inicial abordou o Ano Missionário em preparação para o Mês Extraordinário Missionário, em outubro de 2019, a ser celebrado pela Igreja no mundo todo. Em seguida, foi realizada a leitura da ata anterior sendo aprovada por unanimidade e assinada pelos presentes.

Pe. Jean Poul fez uma retrospectiva dos trabalhos pastorais diocesanos do mês de janeiro até a presente data.  Os presentes deram destaque positivo para a aproximação e o trabalho em conjunto das três Dioceses, Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre. Dom Pedro lembrou também que nossa Diocese tem participado ativamente das atividades programadas pelo Regional Leste II (MG e ES).

O projeto provincial Viver em Cristo de Iniciação à Vida Cristã – IVC, dentre outras iniciativas, foi elogiado pela beleza do trabalho, sua profundidade e pioneirismo na Igreja do Brasil. A respeito disso, foi lido um texto preparado por Pedro Henrique, coordenador diocesano da Pastoral Catequética que participou da 4ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), evento que reuniu cerca de 400 catequistas bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas do Brasil e de países convidados em Itaici/SP. “Foram dias que propiciaram além do aprofundamento da reflexão eclesial, teológica e catequética a experiência da fé em comunidade que nos une mesmo em uma realidade tão plural como a nossa; deixou-nos uma tarefa: dar passos nesta caminhada da IVC. As luzes estão a brilhar. Nós já demos o primeiro passo, unindo esforços da Catequese, Liturgia e Equipes de Batismo em vistas da etapa formativa do Projeto Viver em Cristo. Porém podemos avançar mais.” Foram as palavras do coordenador.

Lançando um olhar para 2019, foi apresentado o Ano Missionário com as recomendações do Papa Francisco ao declarar o mês extraordinário e a preparação de outubro de 2018 a outubro de 2019, bem como as propostas do COMIDI – Conselho Missionário Diocesano. Também foi dado um pontapé inicial para a revisão do IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto e do Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental. As sugestões foram ouvidas e os próximos passos serão dados pela coordenação de pastoral, com a montagem das equipes e divisão dos trabalhos.

Ainda sobre o Ano Missionário, Dom Pedro deixou muito claro a disposição em assumir e fazer acontecer um grande movimento nas paróquias e comunidades, retomando o projeto das Santas Missões Populares, sobretudo porque em 2020 celebraremos dez anos do início das SMP em nossa Diocese. O estado permanente de missão não é apenas uma diretriz da Igreja, mas sim, a identidade de nossa Igreja que tem Jesus Cristo como Mestre e Senhor.

Pe. Jean reforçou o convite para a Formação Permanente do Clero que acontecerá no próximo dia 05 de dezembro e deu por encerrada a reunião, convidando a todos para um almoço juntamente com os alunos da Escola Diaconal e suas esposas que participavam das atividades do final de semana.

Que Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa amada Diocese interceda por todos nós, nossos trabalhos e nossa missão!

Secretaria Diocesana de Pastoral

Fotos: Pe. Joaquim Soares