Escola Diocesana de Formação Litúrgica

Escola de Formação Litúrgica 2016

1. Objetivos:

·         Aprofundar o livro de formação litúrgica inicial;

·         Formar agentes multiplicadores nas paróquias e suas respectivas comunidades;

·         Capacitar os agentes a partir dos elementos fundamentais da liturgia, de modo que se tornem bons articuladores na pastoral;

·         Proporcionar uma formação litúrgica inicial para os vários ministérios a serviço da Liturgia, conforme solicitou o Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental.

2. Estrutura:

·         Locais: Boa Esperança: Colégio Pe. Júlio Maria (Ir. Sacramentinas). São Lourenço: Centro Pastoral D. Diamantino Prata de Carvalho.

·         Dia: um sábado por mês - 4º  sábado de cada mês (exceto o 1º encontro em março).

·         Horário: das 08h30min às 16h30min.  Valor: R$ 50,00 (preço único a ser pago no primeiro encontro).

·         Refeições: Café e almoço não estão incluídos. Existem padarias e restaurantes próximos aos locais da Escola.

·         Inscrições: até o dia 04 de março de 2016, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Calendário:

DIA

MÊS

MÓDULO

TEMA

Escola Diocesana de Liturgia I

Escola Diocesana de Liturgia II

Escola Diocesana de Liturgia III

O que celebramos? Fundamentos da Liturgia

Escola Diocesana de Liturgia IV

O que celebramos? Fundamentos  da Liturgia

Escola Diocesana de Liturgia V

Escola Diocesana de Liturgia VI

Escola Diocesana de Liturgia VII

Escola Diocesana de Liturgia VIII

Escola Diocesana de Liturgia IX

Revmo. Sr. Pároco/ Adm. Paroquial,

A pedido de nosso Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, tendo em vista o afastamento do Pe. Guilherme Vilela da Costa Gouveia por motivos de estudo, assumo novamente a assessoria da Equipe Diocesana de Animação Litúrgica (EDAL).

Dando continuidade ao trabalho da Pastoral Litúrgica em nossa Diocese, a EDAL, a pedido do Bispo Diocesano, deseja continuar o trabalho de formação iniciado no ano passado com a Escola Diocesana de Formação Litúrgica, cuja experiência foi muito positiva. Tendo em vista o sucesso da escola, a EDAL decidiu então disponibilizar novamente o mesmo conteúdo em dois pólos de nossa Diocese , a fim de proporcionar a quem não participou o estudo do nosso material "Liturgia em Comunidade I - Formação inicial". A primeira aula está marcada para o dia 05 de março em dois pólos: Boa Esperança no Colégio Júlio Maria (que pode abranger as foranias Pe. Victor, e N. Sra. Campos) e São Lourenço no Centro Pastoral (as outras foranias: Nhá Chica, N. Sra. Fontes e N. Sra. Montes).

Também é nosso objetivo neste ano de 2016 dar continuidade ao processo de implementação do nosso Hinário Diocesano, trabalhando à princípio as "Partes Fixas da Missa" no primeiro semestre e o "Próprio do Tempo" no segundo semestre.

Encaminhamos ao Sr. o nosso planejamento anual, bem como a programação da Escola de Liturgia, a fim de que sua Paróquia possa se organizar e participar destes momentos importantes de formação litúrgica.

Nosso Bispo Dom Pedro espera que esta iniciativa de formação seja aproveitada por todas as Paróquias e que os párocos e/ou adm. paroquiais enviem pessoas atuantes nos diversos ministérios e serviços litúrgicos, a fim de que o Mistério de Cristo possa ser sempre melhor celebrado.

Finalmente, agradecemos a sua atenção, contamos com sua preciosa colaboração e nos colocamos a sua total disposição.

Pe. Daniel Menezes Fernandes

Assessor da Pastoral Litúrgica

Campanha, 14 de fevereiro de 2016.

I Domingo da Quaresma.

Escola de Formação Litúrgica 2016