“Como sal da terra e luz do mundo experimentamos a beleza da partilha do dízimo”

Mes do Dizimo - capa para facebookO mês de novembro já nos avizinha e nele vamos voltar nossa atenção, durante os seus trinta dias, para meditarmos sobre o valor do dízimo na comunidade. Também estamos encerrando o ano do laicato e queremos nos associar à Igreja no Brasil nessa grande celebração. Para tanto unimos o mês do dizimo com a proposta do ano do laicato para juntos desenvolvermos o tema acima proposto.

O dinamismo dos leigos e leigas em nossas diversas comunidades é algo notável! Em cada comunidade, paróquia e forania de nossa diocese existem verdadeiras jóias, tesouros que foram descobertos nos campos. À luz da palavra de Deus e do testemunho de tantos leigos e leigas queremos nos unir como Igreja para uma grande campanha do dízimo. Mas esta campanha não deve se restringir a uma simples arrecadação ou aumento das cifras monetárias do dízimo, mas antes ser uma oportunidade para ouvir a Palavra de Deus no que tange o dízimo como compromisso, ouvir a voz da Igreja a partir do Documento 106, aprofundando as dimensões do dízimo, sobretudo a nova dimensão proposta pela CNBB.

Falar do dízimo é sempre um desafio, pois ainda estamos muito focados no financeiro e com muita dificuldade realizamos a pastoral do dizimo. A ideia é sair da condição de uma mera equipe de arrecadação do dízimo para a realização de uma ação pastoral que valorize a pessoa do dizimista e não apenas suas contribuições. Para isso precisamos aprender que dízimo não acontece com um passe de mágica, mas requer esforço para que ele se torne consequência de uma paróquia evangelizada. E tal desafio envolve todas as forças vivas. Se ainda há entre nós alguém que não fez a opção pelo dízimo é porque ainda não fez opção pelo discipulado de Jesus. Claro que aqui não se pretende olhar, como já disse, para o lado financista do dízimo, mas para o lado comprometedor.

E é fácil perceber algumas realidades em nossas forças vivas. Comecemos perguntando: será que todos nossos agentes de pastoral são comprometidos de forma integral com a comunidade? E aqui se inclui o dízimo! Não apenas em levar a Eucaristia aos enfermos, celebrar a missa, servir ao altar, preparar os noivos, preparar os padrinhos e pais para o batismo, ir ao grupo de oração, rezar o terço, etc., realizar todas essas importantes ações pastorais não nos isenta de viver a realidade do dízimo.

Neste mês de novembro vamos nos aprofundar neste conhecimento e testemunho do dízimo, percebendo que a cor (luz) e o sabor (sal) que cada leigo e leiga pode oferecer é seu testemunho de vida. E no dízimo essas cores e sabores ganham uma nova tonalidade, pois o dízimo expressa a fé do batizado comprometido, que ajuda a plantar, cuidar e colher os frutos de uma autêntica pastoral do dízimo, que supere a mera arrecadação e veja a pessoa do dizimista na sua condição integral.

Desejamos que esta experiência seja frutuosa em sua paróquia e comunidades, mas que o evangelizar, rezar e partilhar o dízimo e a vida dos dizimistas não seja restrito nestes trinta dias de novembro, mas antes seja uma oportunidade para viver novos tempos de pastoral do dízimo.

Equipe Diocesana do Dizimo

 

Sky Bet by bettingy.com