DIOCESE DA CAMPANHA SE ALEGRA COM A ORDENAÇÃO DO PADRE IVAN

capaNa manhã do dia 13 de outubro, o clero e fiéis das diversas comunidades que formam a Diocese de Campanha se reuniram na Catedral Santo Antônio para celebrar a ordenação presbiteral do diácono Ivan de Souza Carvalho, sob a imposição das mãos de Dom Pedro Cunha Cruz. Estiveram presentes, sobretudo, fiéis da terra natal do ordenando e das diversas cidades por onde realizou estágio pastoral, além dos campanhenses.

A comunidade da sé diocesana se preparou e desde cedo já era possível perceber a mobilização para acolher os visitantes. O Conselho Pastoral Paroquial organizou um café, por meio de doações de diversas famílias, e ofereceu a infra-estrutura necessária para aqueles que estavam visitando a cidade.

Padre Ivan de Souza Carvalho nasceu em Cruzília-MG, mas criou raízes em Serranos-MG. Nasceu no dia 20 de março de 1991, é filho de Maria da Penha e Jair Amâncio e irmão de Bruna e Douglas. Na paróquia N. Sra. do Bom Sucesso, em Serranos, recebeu os sacramentos de iniciação cristã e aos pés da Virgem do Bom Sucesso, sentiu-se chamado para o seguimento de Jesus no Sacerdócio, em meio às atividades paroquiais que desenvolvia. Realizou os encontros vocacionais e ingressou no Seminário Propedêutico São Pio X no ano de 2010. O curso de filosofia foi realizado no Seminário Nossa Senhora das Dores de 2011 a 2013. O curso de Teologia foi na Faculdade Católica de Pouso Alegre, residindo na COTESC, Comunidade Teológica Senhora do Carmo, entre os anos de 2014 e 2017.

Seu estágio pastoral foi realizado nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Três Corações, Nossa Senhora dos Remédios em Caxambu, Nossa Senhora do Carmo em Carmo de Minas e São Lourenço Mártir, em São Lourenço. Em 29 de dezembro de 2017, foi enviado à Paróquia de São Pedro, em Almenara, norte de Minas Gerais, para uma experiência missionária, durante 34 dias. Ao retornar, passou a residir, durante dois meses, no palácio episcopal São José com D. Pedro e ao mesmo tempo deu início ao estágio pastoral na paróquia São João Nepomuceno, em Nepomuceno, aos fins de semana. Foi ordenado diácono no dia 7 de abril de 2018 na matriz de N. Sra. Bom Sucesso pela imposição de mãos de D. Pedro e desde então passou a residir definitivamente em Nepomuceno, onde Pe. Ivan continuará exercendo seu ministério, agora como presbítero, na paróquia São João Nepomuceno.

O lema escolhido para sua ordenação: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo”, é retirado do diálogo de Pedro com Jesus, às margens do Mar da Galileia, presente no Evangelho de João, capítulo 21.

Toda nossa Diocese acolhe o neossacerdote e rende graças a Deus por sua vida e vocação, rogando que seja feliz no exercício de seu ministério.

Confira a íntegra da Homilia de Ordenação proferida por Dom Pedro:

“Sede pastores do rebanho de Deus, cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso” (1Pd 5,2). Este fragmento da carta de São Pedro é sempre muito atual, cada vez que a Igreja unge seus ministros para o santo serviço do rebanho de Cristo. Somos cristãos e somos pastores, como nos lembra Santo Agostinho (Sermão sobre os pastores 46,1-2). Se formos pastores que queremos exercer o nosso ofício, o Senhor nos ajudará a dizer o que é verdadeiro e não o que é nosso. Pois, se dissermos o que é nosso seremos pastores a nos apascentar a nós, não as ovelhas e, assim, não seremos modelos do rebanho e não receberemos a coroa imperecível da glória do pastor dos pastores. Mas se nos guiarmos pela sua Palavra e seu modelo de vida, será Ele que irá nos apascentar através de nós, suas frágeis criaturas, mas sustentados pela sua graça e misericórdia. Apascentamos ovelhas e não a nós mesmos. Sermos consagrados pastores é obra da pura benevolência do Senhor e não mérito nosso. Somos ungidos para o rebanho do Senhor. “Acaso não são as ovelhas que os pastores vêm a apascentar?” (Ez 34,2). Ser bom pastor significa ir em busca dos desgarrados, fortificar os enfermos, curar os doentes, pensar os fraturados, ou ainda, na linguagem de nosso Papa Francisco, é não só ter o cheiro das ovelhas, mas fazê-las sentir a presença e o calor do Pastor.

Caro Diácono Ivan, a Igreja quer e precisa de bons pastores. Os pastores bons são aqueles que estão no único Pastor, como dizia Santo Agostinho no sermão acima citado. Os pastores bons não faltam, mas estão no Único Pastor. Os que estão divididos são muitos. Mas aqui falamos de um só pastor, porque se quer valorizar a unidade. Tal unidade é tão necessária hoje. Quando um bom pastor apascenta, é Cristo que apascenta. É isto que Jesus pede a Pedro hoje no Santo Evangelho. Amar e apascentar as ovelhas significa também ir em busca das ovelhas que não estão no nosso redil. Estas precisam ser também alcançadas, a fim de que haja um só rebanho e um só Pastor (Jo 10, 16). Faça ouvir através do seu ministério a voz do Único e Bom Pastor. Para tanto, será necessário oferecer diariamente a sua vida no serviço generoso ao povo de Deus, em sua incansável obra pastoral e a riqueza de seu coração, que conformado com Cristo e alimentado pela amizade com Ele, pulsa pelas necessidades e expectativas deste mesmo povo e por ele se despende totalmente, às vezes até no meio de notáveis dificuldades, desafios e incompreensões.

Na leitura teológica do Magistério do Papa Francisco sobre o sacerdócio, nós destacamos a figura de um homem de oração e zelo pastoral, sinal da presença de Cristo Bom Pastor. Com a administração dos sacramentos, fazemos escorrer a graça do Espírito Santo que santifica o coração dos fiéis. O sacerdote é discípulo e pastor configurado com o Coração de Cristo e homem do discernimento. É um ministro e “mediador” capaz de estar próximo, ouvir e acompanhar, praticando a arte da misericórdia e semeando generosamente a alegria do Evangelho. O presbítero é um discípulo permanente do Senhor. Isto significa que a sua relação pessoal com o Mestre deve marcar a sua existência presbiteral. Esta é a resposta que Jesus queria ouvir de Pedro no Evangelho de hoje: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” (Jo 21,15), ou seja, o amor sem confins, a capacidade do dom ilimitado, o desejo de chegar a todos num pastoreio sem predileções e sem perder ninguém, que anuncia este amor incansavelmente sem perder a esperança da boa nova, facilitando sempre o encontro com Deus, como pontes que devemos ser.

No diálogo de Jesus com Pedro, percebemos também, um certo contraste entre a fraqueza de Pedro e a tarefa que Jesus lhe confia. Pedro é consciente que é rocha e pastor por mera graça, não por mérito seu. A sua força e solidez vem do Senhor; elas exigem, como também em nós, humildade e fé. Jesus lê a fraqueza de Pedro na insegurança das duas primeiras respostas. Dado que sua resposta não é presunçosa, Cristo confia a ele as suas ovelhas. “Apascenta as minhas ovelhas” significa o dom total de si. O serviço total assumido por Pedro indica que agora não importa mais a sua própria vontade, mas a do seu Senhor. A trajetória de sua vida será o destino do seu Pastor. É o Espírito que nos leva em frente a entender quem é Jesus e a atender à sua vontade. Não se preocupe, pois Ele sempre nos leva por caminhos seguros. “Deus é sempre novidade, que nos impele a partir sem cessar e a mover-nos para ir mais além do conhecido” (Gaudete et Exsultate, n. 135).

Na homilia do Rito de Ordenação do Pontificial Romano, encontramos um parágrafo que expressa bem o nosso ser padre: “Não te deixes abalar em tua confiança no Evangelho, do qual és não somente ouvinte, mas servidor. Guardando o Mistério da fé com consciência pura, mostra em teus atos a Palavra que proclamas, a fim de que o povo cristão, vivificado pelo Espírito Santo, se torne uma oblação pura e agradável a Deus” (P. 168).

Ser padre é um desafio que vale a pena, mesmo neste mundo tão complexo em que vivemos. Deus é muito bom e Nossa Senhora nos protege. E quando as coisas estão um pouco difíceis, invoquemos a sua intercessão materna de Maria, pois devemos caminhar sob o mando da Santa Mãe de Deus, Sub tuum praesidium.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Pedro Cunha Cruz – Bispo Diocesano da Campanha"

PASCOM - Paróquia Santo Antônio – Campanha

FOTOS – Bruno Henrique

Sky Bet by bettingy.com