ENCONTRO DIOCESANO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DOS ACÓLITOS É REALIZADO EM TRÊS PONTAS

Acolitos diocesano 4Aconteceu na cidade de Três Pontas no domingo, dia 09/09, o III Encontro Diocesano dos Acólitos, sob a coordenação do Padre Everson de Souza Marcelino, assessor Diocesano do Ministério Extraordinário dos Acólitos, com o tema “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. O ministério de acólitos da Paróquia Nossa Senhora das Graças esteve presente, junto aos 600 acólitos que representaram com alegria, entusiasmo e fé, as sete Foranias da nossa Diocese.

Depois da acolhida, Padre Jean Poul explicou-nos a Carta do Papa aos jovens por ocasião do Sínodo, onde o Pontífice diz da sua alegria de anunciar aos jovens o Tema “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. Iniciou a fala com a seguinte passagem: “Sai da tua terra e vai para onde eu vou te mostrar” (Gn 12, 1) citação essa que mostra a vocação de Abraão e a Igreja em saída que o Papa tanto pede. Provocou-nos com os seguintes questionamentos: De onde Deus quer que eu saia? Pra onde Deus quer que eu vá? Eu ouço essa ordem de Deus? Eu sou capaz de obedecê-la? Depois citou “Onde você mora?” (João 1,38-39), pergunta feita pelos primeiros discípulos a Jesus (vocação dos primeiros discípulos). Com muito dinamismo explicou a passagem dizendo que Jesus não deu o endereço e nem a localização. Jesus respondeu: “Vinde e vede”, porque o mais importante para Jesus, é o caminho que vamos fazer juntos, pois é no caminho que Ele se dá a conhecer. Esses pedidos que se repetem para nós hoje, é o que chamamos de Discernimento Vocacional. Explicou-nos ainda que para escutar e atender esse chamado de Deus precisamos de bons guias, pessoas que nos conduzam ao discernimento vocacional; neste momento pediu que os jovens confiem em seus sacerdotes pois eles já fizeram esse caminho e poderão ajudar nesse processo. Terminou pedindo-nos responsabilidade e dizendo que o mundo melhor também se constrói a partir de nós, da nossa capacidade de mudança e nossa generosidade.

A parte da manhã terminou com a Santa Missa, presidida pelo Excelentíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, que saudou os sacerdotes e os acólitos presentes. Em sua homilia, lembrou a abordagem de alguns acólitos que pediram esse encontro em nível diocesano. Disse que esse encontro não atinge somente uma dimensão religiosa mas também humana. Agradeceu a ajuda valiosa de cada acólito e testemunhou o quanto foi fundamental para chegar ao discernimento vocacional, ter também atuado como acólito. Disse que para esse trabalho ser bem realizado devemos seguir o exemplo de Zacarias, ele vivia a expectativa da sorte cair sobre ele para servir o Senhor, para poder entrar no Santo dos Santos. Disse-nos que não tem outra maneira de servir ao Senhor se não for com alegria. Completou que o ministério ajuda o padre a ficar mais focado, próximo do mistério, fazendo com que o sacerdote tome consciência da grandeza do mistério e da sua pequenez, humildade e disponibilidade de serviço. Pediu-nos para sermos exemplos e fazermos com que o mistério ecoe na nossa existência. Concluiu dizendo que este ministério ajuda a discernir para onde o Senhor está chamando-nos.

Na parte da tarde, contamos com a presença do Padre Daniel Menezes que explicou-nos as normas litúrgicas para bem exercermos o ministério, priorizando as Instruções Gerais do Missal Romano e o Cerimonial dos Bispos e tirou dúvidas de diversos acólitos da Diocese.

Depois de uma divertida gincana, se aproximava um momento muito esperado por todos os acólitos, a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesta adoração, entregamos ao Senhor nossa vida e missão, o nosso desejo de servi-Lo e ama-Lo em Seu altar, em nossas comunidades. Em procissão, tomados por um espírito de profunda oração e reverência, na presença de Jesus Sacramentado, partimos em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda, onde recebemos a bênção do Santíssimo Sacramento.

Agradecemos a calorosa acolhida das Paróquias de Três Pontas e pedimos a intercessão do Beato Padre Victor para sempre correspondermos ao chamado de Deus.

"O Acólito serve com amor a mesa da Palavra do Senhor. O Acólito serve na Alegria o Altar da Eucaristia."

Texto - Lívia Dornellas – Ministério Extraordinário dos Acólitos da Paróquia N. Sra. das Graças – São Lourenço-MG

Fotos – Isabela Moraes – Ministério Extraordinário dos Acólitos da Paróquia Santa Rita – Três Corações-MG e do Facebook da PasCom Par. N. Sra. Graças – São Lourenço-MG