APROFUNDAR 2018: A CATEQUESE BATISMAL E A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

WhatsApp Image 2018-08-17 at 22.59.42

A Catequese da Diocese da Campanha reuniu no último final de semana de julho as coordenações paroquiais da catequese e das equipes de Batismo para a terceira etapa da Escola Bíblico-catequética Diocesana, denominada APROFUNDAR. Dentre leigos e leigas, religiosas e padres, fizeram-se representar 63 das 71 paróquias.

A proposta dessa etapa de formação é reunir as coordenações da catequese de nossas paróquias para refletir, de maneira mais aprofundada, sobre uma temática catequética ou teológica que seja candente em nossa realidade. Seguindo as reflexões sobre a Iniciação à Vida Cristã, inspirados no Documento 107 da CNBB, o tema proposto para este ano foi: A Inspiração Catecumenal e a Catequese Batismal.

Assessorou esta formação Padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa, administrador paroquial da paróquia Sant’Ana, em Santana do Capivari, membro da equipe Diocesana de Liturgia e formado pelo IRPAC (Instituto Regional para a Ação Catequética, do Regional Leste II da CNBB). O encontro contou também com maciça presença dos representantes das equipes paroquiais do Batismo. Essa presença é fruto da proposta diocesana de integrar todas as ações que se relacionam com a Iniciação Cristã.

Tivemos alegria de contar com a presença de nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha, que nos fez uma breve saudação, encorajando-nos na caminhada de reflexão sobre a iniciação a vida cristã.

As reflexões do encontro partiram da teologia do sacramento do Batismo, passando por um panorama da catequese batismal em nossa diocese, os desafios pastorais encontrados na preparação de pais e padrinhos, a necessidade de um trabalho integrado no que se refere a Iniciação Cristã tanto dentro da própria paróquia como entre as paróquias da diocese. Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação de uma proposta de itinerário catequético para catequese batismal, a partir da realidade da paróquia de Santana do Capivari. Ao longo do encontro, foram realizados momentos celebrativos, partindo das experiências mistagógicas dos símbolos do Batismo

Nos trabalhos em grupo e nos momentos de plenário, muitas foram as dúvidas, contribuições, sugestões, inquietações partilhadas pelos participantes do encontro em relação ao tema trabalhado. Ao final, foram propostas algumas ações em vista de uma reestruturação da catequese batismal em nossas paróquias.

Para o segundo semestre deste ano de 2018, ficou acordado que será feito um trabalho de tomada de consciência de que os até então chamados "cursos de batismo" são na realidade uma catequese batismal em que os agentes envolvidos nesse processo são também catequistas. Neste sentido, foram estabelecidas as seguintes ações:

1.         Celebração do Dia Nacional do Catequista, com a participação dos catequistas do batismo, da catequese eucarística, catequese de crisma e catequese com adultos.

2.         Continuação da formação conjunta em vista da implantação do Projeto Viver em Cristo.

3.         Reflexão e aprofundamento, por parte da equipe Diocesana de catequese e da equipe de assessores da catequese, em vista da estruturação de um projeto para reestruturação da catequese batismal.

4.         Realização de uma avaliação da caminhada catequética, levando em consideração a pessoa do catequista, as equipes de coordenação, os grupos de catequistas conforme suas etapas e, por fim, toda a catequese paroquial.

A médio prazo, também foi sugerido que uma ou duas paróquias por Forania implementem, como projeto piloto, uma nova proposta de catequese batismal, tendo como referência o trabalho realizado nas paróquias Sant’Ana, de Santana do Capivari, e Santíssima Trindade, de São Lourenço.

Louvamos a Deus por tão frutuoso encontro na caminhada de nossa catequese Diocesana e suplicamos sua luz e sua benção por sobre os trabalhos que pretendemos realizar.

Pedro Henrique Mendonça Fernandes - Equipe Diocesana da Catequese

APROFUNDAR 2018: A CATEQUESE BATISMAL E A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL