CENTRO DIOCESANO DE PASTORAL RECEBE O CODIPA AMPLIADO

CODIPA AMPLIADO 08-2018 1No sábado, dia 04 de agosto, reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado no Centro Diocesano de Pastoral em Três Corações, com a presença do Sr. Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral e demais assessores e coordenadores das Pastorais, Movimentos e Associações.

A reunião teve início com uma oração vocacional e leitura da ata anterior. Conforme constava da pauta, Dom Pedro discorreu sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF442 de iniciativa do partido político PSOL que pede ao Supremo Tribunal Federal a descriminalização do aborto até a décima segunda semana de gestação. Na fala oportuna e esclarecedora, Dom Pedro pontuou o dispositivo legal vigente e o que se pretende mudar, com a alteração do Código Penal; citou os países que já descriminalizaram a prática nos primeiros três meses e demais casos; apresentou as posições contrárias e favoráveis ouvidas na audiência até aquele momento.

Dom Pedro lembrou que uma das questões é, caso seja permitida a interrupção da gestação, como será a situação dos médicos e profissionais da saúde que se recusarem a cumprir, usando da objeção de consciência. Disse que o povo brasileiro é majoritariamente contra o aborto, no entanto, é necessário orientar as pessoas para evitar manipulação, sobretudo se for aprovado o plebiscito proposto com esta finalidade, deixando clara a posição da Igreja que é a favor da vida. Nesse sentido, recentemente o Papa Francisco fez alteração no Catecismo sobre a pena de morte, que não pode ser admitida em hipótese alguma.

Encerrando, deu orientações pastorais quanto à absolvição e penitência, e citou o exemplo da cantora Elba Ramalho, personalidade pública que admitiu ter cometido o aborto, arrependeu-se e hoje é a favor da vida, causa que abraçou publicamente como uma penitência para a vida toda.

Sobre as eleições, Dom Pedro exortou a não aceitar a proposta de pessimismo político; que o exercício da cidadania não pode ser desprezado; que o povo de Deus seja orientado a não deixar de votar ou anular o voto, princípios que enfraquecem a democracia. Falou da necessidade da reforma política, de renovação do Congresso e da paridade e participação (igual número de homens e mulheres na política), ainda, que levou ao Movimento Fé e Política a ideia da criação de uma escola de formação de políticos. Que as paróquias tenham iniciativas de trazer os candidatos católicos para falar de suas propostas, e de acordo com a legislação eleitoral, abrir a possibilidade de diálogo com os outros candidatos.

Ainda sobre eleições, a coordenadora do Movimento Fé e Política, Jacqueline Moreira, passou o vídeo com as orientações dos Bispos do Regional Leste II, apresentou o folder elaborado pela nossa Província Eclesiástica e também a cartilha preparada pelo Regional Sul 2 da CNBB, ambos já foram pedidos pelas paróquias.

O padre Alex José Adão, assessor do Diaconato Permanente, apresentou o folder com os critérios diocesanos para o diaconato e informou que vinte e seis candidatos que passaram pela EDT – Escola Diocesana de Teologia, serão convidados a continuar o processo de formação que inclui este semestre de discernimento vocacional, e depois o propedêutico, a dimensão humana, espiritualidade, oração e celebração, além de oficinas direcionadas, estágio pastoral e acompanhamento com psicólogos. Concluiu dizendo que ”o diácono é o homem ordenado, faz parte do clero, para ajudar nos serviços da Palavra, do Altar e da Caridade que brota da espiritualidade eucarística, fazendo com que a Igreja esteja sempre atenta à dimensão missionária e social”.

Foram entregues as cartas do Seminário Diocesano sobre Segurança Pública e da II Semana Provincial de Liturgia. Pe. Jean Poul pediu atenção para a Romaria Diocesana no próximo dia 11 à Aparecida, quando faremos a reza do terço no Trono de Nossa Senhora de Fátima às 7h30 e participaremos da missa às 9h00, assim como para a romaria dos funcionários das paróquias no dia 19 de agosto, ao Santuário da Beata Nhá Chica, em Baependi.

Sobre o Conselho de Leigos, um novo encontro será realizado com os representantes das paróquias e a comissão de implantação para aprofundar as atribuições do Conselho. Na festa de Cristo Rei, dia 25 de novembro, acontecerá a Romaria do Laicato ao Santuário da Beata Nhá Chica para a culminância do ano.

Pe. Thiago, assessor do Fé e Política fez convite para os encontros de formação sobre as eleições a serem realizados nos dias 25/08 e 1º/09, cujas cartas já foram enviadas às paróquias e serão divulgadas nos meios de comunicação da Diocese.

Vários assuntos foram tratados, a reunião foi produtiva, mas diante dos desafios que a atualidade nos apresenta, fiquemos com a frase do Papa Francisco, repetida por Dom Pedro na conclusão de sua fala: “não deixemos que nos roubem a esperança dos nossos corações!”

Secretária Diocesana de Pastoral