PASTORAL FAMILIAR DIOCESANA PARTICIPA DO VIII CONGRESSO EM PATOS DE MINAS.

Congresso PF 1Aconteceu de 20 a 22 de Julho na Diocese de Patos de Minas, o VIII Congresso da Pastoral Familiar. “Com o tema “Família: lugar propício para a iniciação à vida cristã”, o congresso reuniu aproximadamente 500 casais, assessores eclesiásticos e agentes da Pastoral Familiar das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 em momentos celebrativo, de estudos, reflexão e partilha dos trabalhos realizados pela pastoral.

A Diocese da Campanha participou efetivamente dos trabalhos realizados no congresso. De nossa Igreja Particular, além dos que estão a serviço do Regional, nossa diocese contou com a presença de alguns casais e seminaristas que compõem a Comissão diocesana da Pastoral Familiar.

A partir do tema central, desenvolveu-se inúmeras conferências e oficinas que direcionarão os trabalhos em todo regional, inclusive em nossa diocese, ampliando e fortalecendo os trabalhos diretivos já existentes. Um dos temas mais esperados a ser abordado foi sobre o Aborto, que nas últimas semanas ganhou força no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, a ser votado e se aprovado, concede a interrupção da gravidez até o 9º mês de gestação, financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota emitida, o regional aguarda a declaração oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobre o assunto, mas desde já, por meio do Bispo referencial nacional da comissão vida e família, solicita que todas as dioceses, se unam em preces, orações e vigílias em favor da vida e colaborem na coleta de assinaturas para a criação do estatuto do nascituro e em defesa da vida, em todas as dioceses do regional.

O Bispo anfitrião Dom Claudio Nori Sturm, agradeceu a presença dos participantes ao longo de todos os dias do Congresso e concedeu-nos benção especial pela realização do evento.

Na solene celebração de encerramento, divulgou-se que o IX Congresso da Pastoral Familiar da CNBB regional Leste 2, será na Diocese de Paracatu – MG, no ano 2020.

Marcio Paulino Arantes Junior – Seminarista da Teologia

Membro da Comissão da Pastoral Familiar