25ª Edição do Curso para Bispos

BisposCom o tema “Família”, a 25º edição do Curso para os Bispos reúne participantes de diversas regiões do Brasil. A atividade iniciou na segunda-feira, 25 de janeiro e prosseguirá até a sexta, 29, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido.

Este ano, o curso promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), conta com presença do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello e do professor de teologia pastoral do matrimônio e da família, do Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma, monsenhor Juan José Pérez Soba.

O curso recebe outros conferencistas nacionais e internacionais, entre eles o ex-presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini; um dos peritos convidados no último Sínodo dos Bispos sobre a Família, monsenhor José Granados García e o doutor em Filosofia e em Direito Canônico, padre Jesus Hortal Sánchez.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta explica que o Curso para os Bispos é momento, também, de estudo, oração e vivência de união fraterna. Destaca, ainda, que o tema deste ano quer ressaltar o compromisso da Igreja com a família.

“Os bispos que vêm ao Rio de Janeiro, aqui vêm para viver como irmãos. Por isso, refletir nestes dias sobre a Família e toda a sua problemática é manifestar claramente nosso compromisso com a edificação de uma família constituída pelo amor esponsal do marido com a mulher, abertos para a constituição de uma bonita família, sem medo de ter filhos, destemidamente educados na fé católica, o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras. Cuidemos, sobretudo, da família da qual pertencemos. A grande família, que é a Igreja, precisa viver e testemunhar em gestos concretos a misericórdia e a compaixão”, disse Dom Orani.

Fonte CNBB