DIOCESE DA CAMPANHA PRESENTE NO 5º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO (V CAM)

37085167 984439858429807 4599613011387219968 nEntre os dias 10 a 14 de julho de 2018, em Santa Cruz de laSierra (Bolívia), aconteceu o V Congresso Missionário Americano, com o tema: “América em Missão, o Evangelho é Alegria”. O Congresso contou com a presença de mais de 2600 pessoas de todo o continente Americano. Do Brasil participaram mais de 170 pessoas. O Papa Francisco enviou seu representante, o cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Nossa centenária Diocese da Campanha foi representada por Maria Julia, da Paróquia São João de Nepomuceno e tesoureira do Conselho Missionário Regional (COMIRE) Leste II; e Ezequiel Messias, seminarista do 3º ano de teologia, coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Leste II e secretário da Comissão Nacional do COMISE.

As famílias de Santa Cruz receberam todos os congressistas com muito amor e carinho, oferecendo o que havia de melhor. Além das portas da casas, as famílias, abriram o coração. As paróquias se mobilizaram antes, durante e depois do Congresso para acolher a cada um e dar os devidos encaminhamentos.

O V Congresso Missionário Americano encerrou na perspectiva da “Igreja em Saída”, no último dia de Congresso foi marcante a experiência de visita missionária nos bairros de Santa Cruz. A perspectiva missionária é ir além, fazer chegar a cada casa, do Congresso à cada família, a cada pessoa, desde a América. Neste espírito, houve a Missa de envio presidida por Dom Sérgio, Arcebispo de Santa Cruz de laSierra. “América em Missão, o Evangelho é Alegria”!

Ezequiel Messias Silva