NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO TEM INÍCIO NO CARMELO EM TRÊS PONTAS

Dom Pedro no Carmelo 1Neste dia 7 de julho, sábado, aconteceu no Carmelo São José em Três Pontas, a abertura da Novena em honra a Nossa Senhora do Carmo. Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano presidiu a Santa Missa desse primeiro dia.

Em comunhão com a igreja do Brasil que celebra o Ano do Laicato e em sintonia ao apelo do Papa Francisco com a Exortação apostólica GAUDETE ET EXSULTATE, sobre a chamada à santidade no mundo atual, nossa Novena tem como tema: “Nossa Senhora do Carmo, ajudai-nos a ser sal da terra e luz do mundo”, e o lema: “para sermos santos e íntegros diante dele, no amor”.

Em sua reflexão Dom Pedro comentou as leituras do 14º Domingo do Tempo Comum alertando-nos à importância de fixarmos nossos olhos no Senhor, a fim de que nosso coração não se endureça pela rebeldia e desobediência à voz de Deus. O Senhor escolhe instrumentos frágeis e limitados para realizar a sua obra. Através dessa fraqueza, Deus revela a sua força. Ele, mais do que ninguém, conhece o sacrário inviolável da nossa consciência. Sabe quem somos e mesmo assim nos chama, pois Ele mesmo diz: “Basta-te a minha graça”. Também devemos oferecer a Deus nossas fraquezas como uma oblação. Não oferecer somente as virtudes. Comentando o Evangelho, no qual mostra como Jesus foi recebido por seus contemporâneos, reafirma a mesma ideia, que Deus escolhe os fracos. E, os homens muitas vezes, deixam de acolher as surpresas e vindas de Deus porque esperam coisas grandes e extraordinárias.

Maria toda de Deus e tão humana, soube acolher e escutar a voz de Deus em todos os acontecimentos de sua vida. Que Ela nos ajude em nosso seguimento a Jesus, para que vivamos as bem-aventuranças como um caminho de santidade.

Nossa gratidão ao nosso querido Pastor por suas palavras e presença sempre tão edificantes. A ele nossas incessantes orações.

Irmã Maria Elisabeth da Trindade, OCD