COMISSÃO DIOCESANA DO LAICATO PROMOVE ENCONTRO PROVINCIAL

Encontro do Laicato 1Com expectativa e alegria, leigos representando as diversas paróquias, pastorais e movimentos da Diocese da Campanha se reuniram em Três Corações, no Centro Diocesano de Pastoral, para o Encontro Provincial do Laicato, no dia 30 de junho. As Dioceses de Guaxupé e Pouso Alegre também foram convidadas, no entanto, não conseguiram mandar representantes. O tema trabalhado foi o Conselho Diocesano de Leigos, sua identidade, missão, estrutura e funcionamento.

A assessoria do encontro ficou a cargo de Fábio Antônio da Silva, pedagogo, estudante de Ciências Sociais, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude no Regional Leste II da CNBB e Presidente do Conselho Nacional do Laicato da Arquidiocese de Mariana-MG.

Foi um dia produtivo, os participantes puderam fazer perguntas e se inteirar da situação do Conselho na Diocese que no momento é uma Comissão de implantação, formada por um coordenador nomeado pela Coordenação de Pastoral e os leigos representantes das sete Foranias.

Depois de ter apresentado toda estrutura do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, o assessor convidou os presentes a se reunirem em grupos para discutir sobre a missão do leigo dentro e fora da Igreja. As respostas foram partilhadas e os pontos comuns foram: disponibilidade, incentivo à participação, organização, consciência da missão, articulação e comunhão com o clero.

O aval do Bispo diocesano é essencial para que o Conselho exista e possa atuar. Em nossa Diocese essa é uma realidade, vez que a sua implantação é desejo de Dom Pedro e a Coordenação Diocesana de Pastoral, através do Pe. Jean Poul Hansen, não tem medido esforços para viabilizar esse intento.

Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Os participantes deixaram seu contato para montarmos uma grande rede de comunicação. Ao retornarem para suas paróquias, pastorais e movimentos, levaram as informações assimiladas e junto com os padres e demais coordenadores, iniciarão um trabalho com as pessoas que têm perfil para participar do Conselho. O projeto é que ainda este ano façamos uma assembleia e eleição dos membros.

Que o Ano do Laicato sirva para suscitar em nós esse desejo de nos organizarmos como povo de Deus, preocupados com o bem comum, prontos para ocupar os espaços na Igreja e na sociedade, dando testemunho como discípulos e missionários.

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento, Comissão de implantação do Conselho Diocesano do Laicato – Diocese da Campanha