Bispos do Conselho Permanente da CNBB definem processo de revisão das DGAE

dgae 2015 2019Na reunião do Conselho Permanente da CNBB foi definido o processo a ser desenvolvido para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE). As atuais diretrizes, de 2015 a 2019, serão atualizadas na próxima Assembleia Geral dos Bispos, em maio próximo.

Algumas intervenções manifestaram o desejo de manter as atuais DGAE, que já são uma atualização das DGAE 2011-2015, atualizadas à luz da Exortação Apostólica Evangeli Gaudium, dada a necessidade de prosseguir no processo de aplicação do Documento de Aparecida, que é a principal referência das atuais DGAE.

O arcebispo de Londrina/PR, Dom Geremias Steinmetz, defendeu a necessidade de atualizar as DGAE com enfoque na atuação da Igreja no mundo urbano, levando em consideração as reflexões do XIV Intereclesial de CEBs e do Encontro dos Bispos das Metrópoles. “É muito importante que o documento aprofunde a questão das periferias e, sobretudo, do que estamos chamando de ‘periferias existenciais’. Lá, a Igreja precisa atuar com a caridade e assistência aos mais pobres”, disse.

Dom João Justino, arcebispo coadjutor de Montes Claros/MG e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação, sugeriu manter as DGAE não com a ideia de “urgências” mas como “pilares constantes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”. Para ele, é necessário ter um eixo aglutinador de ações de todos, o que poderia ser “a iniciação à vida cristã”.

Na avaliação de Dom Vilson Basso, bispo de Imperatriz/MA e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, é necessário investir numa nova metodologia de escuta dos destinatários da ação, a exemplo do que o Papa Francisco tem feito na preparação dos Sínodos.

O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, lembrou que é importante ter em conta que são diretrizes e não um plano. “Cabe posteriormente às dioceses, organismos e regionais produzirem seus planos pastorais com bases nas diretrizes gerais”, disse. Para ele, é importante que a revisão seja feita a partir de uma avaliação das Comissões Episcopais de Pastoral da CNBB e dioceses.

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, disse que será convocada reunião da Equipe Responsável pelo processo de atualização das diretrizes. Esta, com base no material produzido na última Assembleia Geral da CNBB e nesta reunião do Conselho Permanente, produzirá uma primeira versão do texto que deverá ser apreciada em reunião do Conselho Permanente de março de 2019, antes da próxima Assembleia Geral.

Fonte CNBB