ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA DIOCESANA AVANÇOU EM MAIS UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Catequese 1A EBCD Dom José Costa Campos realizou mais um encontro de formação com as lideranças da Catequese Batismal, Catequese Infanto-juvenil, Catequese com Adultos, Pastoral Litúrgica, seminaristas, religiosos e padres neste sábado, dia 16/06, em todas as sete foranias da nossa diocese. Este foi o segundo encontro do Tempo de Preparar a Terra, o tempo de preparação para a implantação do Projeto Viver em Cristo.

O projeto:

As três dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Pouso Alegre (Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre), reunindo suas lideranças das pastorais litúrgica e catequética, elaboraram o Projeto Viver em Cristo, um projeto de Catequese com Adultos de Inspiração Catecumenal. Por seu pioneirismo na Igreja no Brasil, este projeto chamou a atenção da Paulus Editora que vem publicando o material de trabalho. É, portanto, uma proposta catequética afinada com a eclesiologia atual, que tem nosso rosto sul-mineiro e que pretende responder de modo satisfatório aos anseios da evangelização em nosso tempo.

A implantação do projeto:

Nossa Diocese, já há alguns anos, tem unido esforços para que a Catequese com Adultos assuma um estilo catecumenal, tornando-se um autêntico processo de Iniciação à Vida Cristã, que forme discípulos missionários de Jesus Cristo. Assumido primeiramente pelo clero diocesano, no segundo semestre de 2017, o Projeto Viver em Cristo veio confirmar esses esforços e tornou-se o carro chefe do trabalho das pastorais catequética e litúrgica em âmbito diocesano.

O ano de 2018 foi escolhido como ano de formação para que as lideranças de nossas comunidades paroquiais possam conhecer o projeto e dar os primeiros passos para sua implantação em suas realidades. Para tanto, foi aproveitada a estrutura já consolidada da Escola Catequética Diocesana, com a colaboração do GRADI (Grupo de Assessores Diocesanos, ligado à Coordenação Diocesana de Pastoral) e da Equipe Diocesana de Liturgia. São 7 equipes de trabalho, atuando simultaneamente nas 7 foranias da diocese, num grande empenho para atingir as 71 paróquias. Em cada encontro é trabalhado um dos 4 eixos que estruturam o projeto, a saber: catequético-metodológico, litúrgico-mistagógico, blíblico-querigmático e humano-afetivo.

Dos quatro encontros previstos, já foram realizados dois, contemplando os dois primeiros eixos, tendo sido o segundo no dia 16 de junho. Tanto no primeiro como no segundo encontro a participação das paróquias foi a maior dos últimos anos em ações formativas da nossa diocese. Todas as paróquias participaram do primeiro encontro, em abril de 2018, e apenas uma se ausentou da formação neste mês de junho. Os próximos encontros acontecerão no segundo semestre, nos dias 1º de setembro e 10 de novembro.

Uma ação de toda a Igreja:

É importante observar que toda essa ação pastoral atende às duas primeiras prioridades do nosso 4º Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto – Formação de Leigos e Dimensão Bíblico-catequética. Vale ainda salientar que a Iniciação à Vida Cristã não é responsabilidade exclusiva das pastorais Catequética e Litúrgica, mas sim de toda a Igreja local. Deste modo, a equipe que participa dos encontros na forania é responsável pela formação em suas paróquias, propiciando que todos realizem a necessária mudança de mentalidade e se envolvam no projeto, fazendo de nossas comunidades autênticas Casas da Iniciação à Vida Cristã.

Suplicamos a N. Sra. do Carmo, padroeira diocesana, sua valiosa intercessão por todos os envolvidos neste grande percurso formativo. Que pela graça de Deus, possamos prosseguir com êxito nesta caminhada.

Pedro Henrique Mendonça Fernandes - Coordenador Diocesano da Catequese