Catequese inicia sua caminhada com duas propostas importantes

catequese2A caminhada da pastoral catequética em nossa diocese teve início com o já tradicional Encontro Diocesano de Coordenadores, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro de Formação Pastoral, em Três Coraçoes, ocasião em que a catequese teve a honra e o prazer de ouvir pela primeira vez as palavras do novo Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, dirigidas especialmente aos catequistas.

Partindo dos números 160 e seguintes da Exortação Apostólica «A Alegria do Evangelho», do papa Francisco, Dom Pedro convidou a catequese a configurar-se com um verdadeiro itinerário de amadurecimento da fé, caracterizado pela presença constante do anúncio querigmático e por uma atitude mistagógica, de introdução ao mistério cristão.

No encontro, os coordenadores tomaram conhecimento da proposta da Escola Bíblico-Catequética Diocesana «Dom José Costa Campos» para 2016. A EBCD promoverá dois níveis de formação para catequistas: 1) DESPERTAR: um encontro destinado a todos os catequistas, com duração de 8 horas (das 08 às 16h), com o objetivo de oferecer uma formação catequética fundamental, refletindo sobre a pessoa e a pedagogia de Jesus Cristo, a pessoa e a vocação do catequista, bem como sobre os elementos fundamentais da catequese e sua metodologia; 2) AVANÇAR: Sete encontros, um a cada mês, rodando em várias paróquias das sete foranias, destinado aos catequistas que já passaram pelo “despertar” e querem aprofundar sua formação e colaborar na formação dos outros catequistas. Seu objetivo é levar à uma melhor compreensão do processo de amadurecimento da fé, construindo uma visão mais ampla e profunda do conteúdo e da mensagem abordados na catequese.

Um terceiro nível será implementado em 2017, 3) APROFUNDAR: com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a prática catequética de nossas comunidades à luz da Palavra, da Igreja e dos sinais dos tempos, bem como atualizar a formação das equipes de foranias, catequistas, coordenadores e formadores em questões basilares e atuais da caminhada da Igreja. Constará de um fim de semana intenso, com assessoria especializada, vinda de fora da diocese.

Equipes de assessores para o Despertar e o Avançar foram formadas a partir dos catequistas que já participaram do curso do IRPAC (Instituto Regional de Pastoral Catequética), religiosas, catequistas experientes e ex-membros da Equipe Diocesana.

pdf Confira o calendário da EBCD, clicando aqui.

A segunda proposta é a realização de Assembleias Catequéticas por forania. Desde o ano passado a catequese tem trabalhado de modo experimental com sete foranias e realizará, a partir do dia 13/02 uma assembleia catequética em cada uma delas. São membros dessa assembleia o pároco ou o padre responsável pela catequese e o(a) coordenador(a) paroquial da catequese de cada uma das paróquias que a compõe. Nele o assessor diocesano, Pe. Jean Poul, apresentará a estrutura básica comum da catequese na Diocese da Campanha, apresentará o assessor forâneo da catequese e promoverá a escolha de um representante da forania para compor a Equipe Diocesana da Catequese.

pdf Clique aqui para conhecer o calendário das Assembleias Catequéticas por forania.